Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

A pandemia reduziu a liberdade econômica dos estados brasileiros no patamar mais baixo registrado desde 2003. Essa é a conclusão da 20ª edição do Millenium Papers, de autoria dos pesquisadores do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladimir Fernandes Maciel, Julian Alexienco Portillo e Ulisses Monteiro Ruiz de Gamboa. O estudo, intitulado Liberdade econômica nos estados brasileiros concluiu que o ambiente de negócios das unidades federativas ficou em média 36% pior em um intervalo de 17 anos.

A pesquisa foi estruturada na verificação de três componentes: gastos do governo, tributação e regulação, e liberdade nos mercados de trabalho. Com base neles, em 2003 – em uma classificação de 0 a 10 – a nota média dos estados brasileiros para sua liberdade econômica era 6,37. Já em 2020, primeiro ano da pandemia, a nota média era 4,06. Para entender melhor como se deu essa mudança, quais os estados que perderam mais posições no ranking e as consequências dessa perda de liberdade generalizada, clique no link, e confira o estudo completo!

csm_Vladimir_Maciel_Perfil_2912540f43-q27ca0vl8rl0ajdflryknrpuv79er26a47vjif9tk8

Vladimir Fernandes Maciel

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).

Julian-Portillo-q27cm8s238b781mg923z2opkvj16teonsp6s3x5ko8

Julian Alexienco Portillo

Mestre em Economia e Mercados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador voluntário do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

Veja também...

E para nos aprofundarmos nesse assunto, conversamos com dois dos autores, na 17ª edição do Millenium Talks, que teve mediação do CEO do Instituto Millenium, Diogo Costa. Nele, Vladimir Maciel e Julian Portillo explicaram os resultados do estudo e os estados que se destacaram positiva e negativamente. Clique no link abaixo e assista o podcast completo.

Leia também

plugins premium WordPress