Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O estudo Micropolíticas, macroconsequências: a necessária avaliação de impacto das políticas públicas questiona a efetividade das políticas de subsídios do governo federal, vulgarmente chamadas de “Bolsa Empresário”. O estudo defende uma profunda análise de impactos nas políticas públicas, sobretudo nos programas de subsídios. Lembrando que todo investimento é também uma decisão de onde aplicar recursos escassos, os autores Felipe Garcia, Sebastião Ventura e Guilherme Stein demonstram que uma política pública precisa ter efeitos positivos sobre a amplitude da sociedade, e não ser apenas mais uma política de custos dispersos para benefícios concentrados em um pequeno grupo.

Desta forma, setores ou empresas beneficiadas mudam artificialmente os incentivos do mercado, viciando toda a economia do país a se comportar de maneira pouco produtiva, na medida em que essas micropolíticas direcionam os recursos não para os setores/ empresas com maior demanda ou mais produtivos, mas para onde existe subsídio do governo.  As consequências são macro.

Segundo os últimos dados disponíveis, em 2020, o governo federal gastou R$346,6 bilhões em programas de subsídios, mas, sem uma aferição contínua e sistematizada de seus impactos no todo, fica difícil evitar que parte significativa deste valor apenas tenha servido para distorcer o mercado e reduzir ainda mais a produtividade brasileira.

2-plmvm1uizyzq6o7bydau0noz3clku4ceydxc5dreug

Felipe Garcia

Felipe Garcia é professor, Doutor em Economia pela FGV, além de ter atuado como Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia.

sebastiao-ventura-plmvovd3i2up0k3vhl6jhy2r8yp7xfjfccdrz9kw6g

Sebastião Ventura

Sebastião Ventura é advogado especializado em Direito do Estado pela UFRGS, conselheiro do Instituto Millenium e cofundador do Instituto Dynamic Mindset.

S-Guilherme-Stein-plmnz7tcpurjj7eyskjtz0f29j80839si30emt9e5k

Guilherme Stein

Guilherme Stein é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG) da Unisinos, além de Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV.

Veja também...

O Millenium Talks desta semana está uma verdadeira aula sobre As distorções do Bolsa Empresário. Marina Helena recebeu os autores do paper e um convidado super especial: Alexandre Schwartsman, doutor em Economia e ex-diretor do Banco Central. O bate-papo foi ontem (15), pelo Youtube do Instituto Millenium. Mas se você perdeu, acesse o vídeo aqui.

Leia também

plugins premium WordPress