Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

Está no ar o Millenium Papers 8ª edição. E, desta vez, o tema são as emendas parlamentares e o grau de interferência do Congresso no orçamento do país.

O estudo Emendas parlamentares e controle do orçamento pelo legislativo: uma comparação do Brasil com a OCDE não apenas quantificou esta interferência, traçando um paralelo com o resto do mundo, como também analisou a qualidade destas interferências.

De autoria do economista e pesquisador do Insper Marcos Mendes, o paper traz dados concretos que mostram que os parlamentares brasileiros interferem até 20 vezes mais no orçamento que os países da OCDE, pulverizando recursos públicos para redutos eleitorais de forma livre e sem critérios objetivos. Na prática, usam o dinheiro de todos para garantir votos em seus redutos eleitorais. O poder executivo, por sua vez, é obrigado a executar tais emendas, ainda que elas se mostrem totalmente desnecessárias.

O case do Brasil se torna ainda mais grave com o que foi apelidado pela imprensa de orçamento secreto, onde, além da falta de critérios objetivos, ainda torna sigiloso o nome do parlamentar que está destinando cada emenda. O estudo apresenta uma série de tabelas e comparações que mostram como está o Brasil em relação aos outros países.

Marcos-Mendes-pk82t0r78527b05vyy8cteiuzexwqxwbvcaqk6zdgo

Marcos Mendes

Economista e pesquisador associado ao Insper

Veja também...

O que o Congresso está fazendo com o nosso dinheiro? Vamos debater as causas e consequências de tantas interferências sem critérios  no orçamento brasileiro. Nesta live, a diretora executiva do Instituto Millenium, Marina Helena, recebe o autor do paper, Marcos Mendes, e um convidado: Hélio Tollini, consultor de orçamento da Câmara dos Deputados. Setá a sexta edição do Millenium Talks, que tem por objetivo trazer grandes especialistas para discutir os assuntos apresentados nos Millenium Papers.

Leia também

plugins premium WordPress