Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

E se você pudesse comprar medicamentos no supermercado? Apesar de parecer absurdo à primeira vista, muitos países permitam a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição no varejo, e mesmo Brasil já teve essa permissão, em meados dos anos 90. Por lobby das farmácias, não durou muito. Mas a verdade é que você já compra MIPs com muita facilidade. São medicamentos como vitamina C, remédios para dor de cabeça, antiácidos e probióticos. Há uma série de critérios para a Anvisa classificar um medicamento como isento de prescrição, como não causar dependência, ser facilmente administrável, já estar à venda no Brasil há mais de 10 anos, etc.

Há um projeto para ser votado no Congresso sobre a venda de MIPs em supermercados. E é sobre isso nossa 13ª edição do Millenium Papers, Facilitar o Acesso de Medicamentos Isentos de Prescrição Favorece Consumidores e Traz Ganhos de Bem-estar, de autoria de Claudio Shikida – professor do PPGOM-UFPel, Coordenador-Geral de Pesquisa da Enap e Editor-Chefe da Revista do Serviço Público (RSP), e Luan Sperandio – analista político, MBA em administração com Desenvolvimento Humano, e podcaster da Gazeta do Povo.

Ainda está desconfiado? Clique no texto e entenda!

shikida-pspw3wsydpnao9mekvyg7oa1f2pr0nxtiwxzytag2w

Claudio Shikida

Professor do PPGOM-UFPel, Coordenador-Geral de Pesquisa da Enap e Editor-Chefe da Revista do Serviço Público (RSP)

Luan-pspw3vv46vm0cnnrqdjtn6iktoudsyu36saihjbu94

Luan Sperandio

Analista político, MBA em administração com Desenvolvimento Humano, e podcaster da Gazeta do Povo

Veja também...

E para continuar esse papo, convidamos os autores do paper, Luan Sperandio e Claudio Shikida para responder à pergunta: O que aconteceria se pudéssemos comprar remédios no supermercado?

Leia também

plugins premium WordPress