Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

Para melhorarmos a vida dos pobres, precisamos reduzir as desigualdades. Você, provavelmente já ouviu esse discurso por aí. Ele não é totalmente falacioso. Realmente há uma relação entre menor desigualdade e melhor IDH, só que ela é baixa (11,4%). Enquanto isso, há um outro índice que está quase 5 vezes mais relacionado à melhoria do IDH: a liberdade econômica. Há uma relação de 52,1% entre os dois índices.

Esses foram os resultados da 17ª edição do Millenium Papers: A Liberdade Econômica Como Fator Preponderante Para o Desenvolvimento Humano, de autoria do mestre em Economia e especialista em gestão pública, Lucas Pedrosa. O estudo também investigou as relações entre liberdade econômica e desigualdade, e IDH e PIB, chegando a resultados surpreendentes.

Há relação entre a desigualdade social e a pobreza? Há relação entre a qualidade de vida (Desenvolvimento Humano) e a desigualdade? Há relação entre a qualidade de vida (Desenvolvimento Humano) e a pobreza? A liberdade econômica está relacionada à pobreza ou ao Desenvolvimento Humano?
Para descobrir as respostas, acesse e leia o paper!

pedrosa-py1px5hb5eyexwtu83lg2hxxlherzee5set3cjw1yg

Lucas Pedrosa

Mestre em economia e especialista em gestão pública

Veja também...

E para nos aprofundarmos mais nesse assunto, não perca o 15º Millenium Talks, Igualdade X Liberdade: o que é mais importante?. Na próxima terça (29), a gerente de conteúdo do Instituto Millenium, Priscila Chammas, conversa com o autor do paper, Lucas Pedrosa e mais um convidado: o advogado e analista político, Matheus Ramalho. O bate-papo será ao vivo, em nosso canal do Youtube, a partir das 19h. Não perca!

Leia também

plugins premium WordPress