Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

A principal função econômica do mercado de valores mobiliários (securities) é facilitar o financiamento privado da atividade empresarial, por meio da transformação de poupança em investimento. Ele serve como uma conexão mais direta entre agentes econômicos e aqueles que necessitam de recursos para desenvolver determinada atividade de produção de bens ou serviços.

O funcionamento eficiente desse sistema depende de múltiplos fatores, e nesta 10ª edição do Millenium Papers, Regulação de ofertas no mercado de capitais, os autores João Accioly, Uinie Caminha e André Pitta dão destaque à relevância da estrutura jurídica e regulatória. Tem-se em foco a existência de fenômenos como a existência perniciosa de regras que dificultam o acesso a mercados, impedindo investidores e empresas de estabelecerem relações privadas mutuamente vantajosas, e às vezes a falta de regras que deem segurança aos agentes de que seus direitos e obrigações serão respeitados em caso de litígio.

Se você ficou curioso para entender como isso afeta a Economia e – consequentemente – a sua vida, clique e leia o artigo!

WhatsApp-Image-2022-06-15-at-17.40.25-pqd8ol7vwcle0xmmaaldexnofc520jh5i35cg1fh0o

André Pitta

Advogado e doutor em Direito

25-pqcxdgehop9b9b0gnt3qx695m4un066luyn48f3a3s

João Accioly

Diretor CVM, mestre em Economia e bacharel em Direito

Uinie-Caminha-pqcxfjlkvg4923z8gplwgna14yk03yh4tatymjzsa0

Uinie Caminha

Professora, advogada e pós-doutora em direito

Veja também...

Nesta segunda-feira (20/06), os três autores do paper Regulação de ofertas no mercado de capitais conversam com a CEO do Instituto Millenium, Milla Maia, em seu videocast de estreia.

Ative o sininho em nosso Youtube e não perca a 8ª edição do Millenium Talks: Regulação no Mercado de Capitais: problemas e oportunidades.

Leia também

plugins premium WordPress