Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Mas a decisão não pode ser apenas passional. É preciso fazer contas para verificar se realmente o negócio vale o investimento. Para ajudar nessa reflexão, o pesquisador e professor da ESPM, Victor Trujillo, aponta 12 desafios que o empreendedor precisa saber que vai enfrentar se resolver seguir o caminho do negócio próprio.
1 – Contratar pessoas com perfil desejado
Encontrar pessoas qualificadas continua sendo um desafio. Ainda mais quando se trata de uma startup.
2 – Superar o mito da ideia original
Mito 1: criar um mercado é mais fácil do que conquistar uma fatia de um mercado existente
Mito 2: uma grande ideia garante o sucesso
Mito 3: os consumidores compram qualquer novidade
Mito 4: criar um aplicativo genial e vender por milhões
3 – Lidar com a concorrência
Sem grandes barreiras de entrada a concorrência se apresentará antes do esperado.
4 – Dividir corretamente os recursos disponíveis
Em geral, os empresários não têm recursos necessários para empreender e acabam pegando dinheiro emprestado, alienando bens de família. Por isso, a recomendação do professor se um empreendedor tem R$ 300 mil é dividir a quantia em quatro partes para: investimento inicial, reserva técnica (para ser utilizada caso o capital de giro acabe), volume morto (reserva estratégica para encerrar o negócio) e uma quantia para aposentadoria
5 – É preciso ser apaixonado pelo consumidor
É preciso gostar mais do consumidor do que do próprio negócio
6 – Adaptar-se aos novos chefes
O empreendedor passará a ser novos chefes: governo, sócios, investidores, sindicato, associações, consumidores, funcionários, fornecedores. E o tempo todo será cobrado por todos.
7 – Diferenciar potencial de mercado de viabilidade econômica
Uma coisa não garante a outra.
8 – Ter perfil para aquele negócio
É preciso gostar do mercado, tem algum conhecimento prévio, ter otimismo, mas com racionalidade, e conhecer os riscos do mercado. O gestor tem que gostar de resolver problemas.
9 – Entender os benefícios de uma franquia
A franquia ajuda a eliminar algumas etapas e minimizar os erros básicos, mas também existem vários casos de insucessos entre franqueados de uma franquia de sucesso.
10 – Planejar com antecedência
É importante estudar o mercado, o consumidor e a concorrência e fazer o plano de negócios.
11 – Mercado de foodservice
É um mercado que atrai muitos empreendedores, mas é muito desafiador, com uma rentabilidade baixa, com dificuldade de contratação de mão de obra e consumidores cada vez mais exigentes.
12 – Saber a hora de interromper um negócio
Muitos empreendedores alcançam o sucesso na segunda, terceira tentativa. Para isso, é preciso sobreviver na primeira tentativa e saber a hora de parar.
Fonte: O Estado de S.Paulo.
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