As riquezas que os governos recolhem diária e pesadamente de todo o cidadão deveriam se traduzir em bons serviços prestados nas areas de saúde, educação e segurança.
O contribuinte já sente na pele que dá muito mais do que recebe, e o estudo que acaba de ser divulgado revela essa experiência: o Brasil está entre os países que mais arrecada e onde a população tem o pior retorno.
Pela segunda vez, o país ficou em último lugar no ranking internacional sobre o retorno que os cidadãos obtêm para os impostos que eles pagam. O país ficou bem atrás de vizinhos como Uruguai e Argentina.
Os pesquisadores cruzaram a carga tributária dos 30 nações que proporcionalmente cobram mais impostos com o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (IDH), que leva em conta expectativa de vida, educação e renda, para calcular o retorno de bem-estar à sociedade.
Com carga tributária em torno de 25% do PIB e altíssimo índice de desenvolvimento, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul são os países que mais devolvem o que cobram de imposto.
Fonte: Gazetaweb, Exame
No Comment! Be the first one.