Contrariando o discurso oficial, o PhD em economia pela universidade de Harvard e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, afirmou que o crescimento da Classe C não é uma conquista das políticas sociais do governo. “Juntos, o Bolsa Família e a previdência social explicam 25% da redução da desigualdade brasileira.”, disse.
Durante a penúltima rodada do “Ibmec Conference”, na última quarta-feira, 30 de maio, o economista, que participou da idealização do Plano Real, atribuiu o crescimento da economia brasileira ao bônus demográfico e a crescente internacionalização da economia brasileira.
“Ocorreu uma importante modificação demográfica. Houve uma redução da taxa de dependência, isto é, na razão entre quem trabalha e quem não trabalha. Essa situação criou o chamado bônus demográfico.”
Franco chamou a atenção para a crescente internacionalização da economia brasileira. “A presença do capital estrangeiro mudou a cara do Brasil. Entre 2000 e 2005, o ritmo de entrada de empresas estrangeiras foi de cerca de 6.000 por ano. Estamos falando de 3 multinacionais se estabelecendo por dia útil no país.”
Questões macroeconômicas
O economista também analisou importantes aspectos relacionados a economia nacional como a redução da taxa de juros e a autonomia do Banco Central. Para Franco, a questão fiscal é o grande limitador da redução da taxa básica de juros. “O problema como os juros são as finanças públicas”, explicou.
Quanto a independência do Banco Central (BC), o especialista foi enfático. “O Banco Central é um órgão acessório. Foi um retrocesso ter transformado o presidente do BC em ministro.”
Lucidez absoluta.Mas qual é o governo “popular” que vai cortar os gastos públicos? Margareth Thatcher viu esse filme…
Quantos e quais os maiores e menores problemas do Brasil em ordem de importância? (+ de 1.000…)
1-Corrupção
2-Dívida interna e externa
3-Juros altos
4-Impostos altos
5-Câmbio fora de foco
6-Concentração do poder no governo federal
7-Terras improdutivas
8-Concentração das terras
9-Apoio aos pequenos (máquinas e assistencia técnica)
10-Desenvolvimento científio e tecnológico insuficientes
11-Legislação trabalhista de risco para pequenos e médios empreendedores
12-Pessoas e famílias sem condições e ou propriedades
fundamentais como terra, terreno, casa, escolaridade,idade, experiência, trabalho, emprego…
13-
14-
10.005- “PORQUE SEM MIM NADA PODEREIS FAZER – PALAVRAS DE JESUS – JOÃO 15.5
porque a pergunta? O fogo? Depende. E relativo.