No dia 13 de setembro aconteceu na Fecomercio de São Paulo o 7º Colóquio do Instituto Millenium: “Voto Distrital ou Voto Proporcional?”. O evento contou com a presença de 13 especialistas no assunto que debaterão suas ideias a respeito do sistema eleitoral que consideram ideal para o Brasil.
Ouça os debates na íntegra nos players abaixo. Para fazer download basta clicar com o botão direito em DOWNLOAD e em seguida salvar destino como.
1º painel – “A viabilidade da reforma política”com Ricardo Salles (moderador), Luiz Felipe D’Ávila, Arnaldo Madeira e Claudio Lembo.
2º painel – “O impacto do sistema eleitoral na economia” com Luiz Felipe D’Ávila (moderador), Samuel Pessoa, Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Carlos Pereira.
3º painel – “Sistema eleitoral e a questão da representatividade e da responsabilidade” com Luiz Felipe D’Ávila (moderador), Alberto Carlos Almeida, Jairo Jorge e Bruno Reis.
4º painel – “Quem ganha e quem perde com a adoção do voto distrital?” com Luiz Felipe D’Ávila (moderador), Eduardo Graeff, Orjan Olsen e José Álvaro Moisés.
O voto distrital é apenas a acentuação do curral eleitoral.
Qualquer reforma política não será eficaz se antes não for feita uma reforma partidária e ética nos próprios partidos.
O voto proporcional ainda é a melhor forma de equilibrar a vontade popular. Ao povo sempre restará votar nos candidatos que são apresentados pelos partidos. E os partidos não tiveram o mínimo bom senso em todos os tempos, em fazer seu dever de barrar na base os candidatos corruptos e incompetentes que hoje temos.
Insitutos como este semelhante ao IPES só servem para dar golpes.A nefasta ditadura que nunca mais queremos começou assim, com a elite, a mídia comandada pela Globo e parte conservadora da Igreja. Vocês não se cansam????? Vota distrital é o coronelismo de volta. Tentam ganhara dos trabalhistas honestamente, será que conseguem??????/ CHEGA DE GOLPES!!!!!!
Grande iniciativa do Instituto Milleninum. Pena que o debate só sirva para quem tem inteligência suficiente para procurar conhcer as coisas antes de falar delas. Evidentemente não é o caso dos senhores Ismael e Roberto. Vão estudar!
Cláudio Lembo depois daquela frase “Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa”,… “A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações.” O cara virou comunista já faz tempo. Faltou chamar o Niemeyr para composição da mesa. Lógico, na falta do Fidel e do Chavez que estão doentes. Ele afirma que não há mais esquerda.
Nossa! O @renorof ficou bem ofendido com a frase do Cláudio Lembo. Talvez porque ele tenha se sentido com alvo da frase.
Aliás, creio que essa frase atingiu a todos os integrantes do Imil.
No Brasil ser rico é crime.
Lamentavel, deviam enxergar que a única “elite” que prejudica nossa país esta é a elite política, empresarios geram empregos, movimentam a economia, dão vida à nossa nação, o que trava nosso desenvolvimento é o PT tentando agigantar o estado e fazer pelas pessoas o que elas devem fazer por sí mesmas, TRABALHAR por exemplo…