Inaugurado no final de 2017, no Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo, o Mexicano da Rua 7 oferece porções de comida mexicana e cervejas artesanais para moradores de uma região localizada a 40 quilômetros do centro da cidade.
Por trás da operação, está Alexandre dos Santos Lima, 38 anos. Ao trazer uma nova proposta de alimentação para moradores da periferia paulistana, o microempreendedor criou um negócio que vende até 50 refeições por noite.
Abaixo, confira algumas de suas principais estratégias para criar pequenos negócios no setor de alimentação.
ORGANIZE O SEU TEMPO
“Ao trocar a vida de funcionário pela de microempreendedor, você provavelmente vai trabalhar mais de 12 horas por dia. Aproveitar a flexibilidade da rotina é uma boa maneira de aliviar a carga horária do jornada profissional. É possível, por exemplo, reservar alguns momentos para trabalhar em casa e economizar horas de transporte”
ENCONTRE UM DIFERENCIAL
“Encontrar um diferencial é essencial para aumentar as chances de conquistar clientes. No meu caso, esse diferencial foi trazer a comida mexicana para a periferia de São Paulo e oferecer opções de cervejas artesanais. Apresentar alternativas de produtos e serviços que não estão ao alcance do seu público é uma maneira eficiente de se destacar na região em que você atua”
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NÃO PERCA O FOCO
“Adaptações são necessárias, mas mantenha o foco na ideia original e tenha perseverança no seu plano de negócios. Algumas ideias demoram um tempo para ganhar aderência entre o público. Demorei quase dois meses para vender a primeira cerveja artesanal. Mas depois que os clientes entenderam a proposta, a nossa carta de bebidas se revelou com um dos principais atrativos da operação. Conseguimos trazer uma nova cultura para o bairro. Hoje conseguimos vender rótulos de até R$ 30”
SEPARE AS CONTAS
“Controle financeiro é fundamental. Por mais que a sua ideia seja sensacional, ela irá por água abaixo se você não adotar ferramentas de controle financeiro. Não pague nem um chiclete no cartão da empresa. Anote todas entradas e saídas com rigor e tenha bem definido os valores de pró-labore, marketing e reservas para emergência”
Fonte: “Pequenas Empregas & Grandes Negócios”