A inspiração é uma das chaves para um negócio de sucesso. Ela expande sua mente, dando mais determinação e permitindo inovar e sair na frente da concorrência. Entretanto, ela não é artificial, aparecendo conforme a sua vontade, mas, sim, algo a cultivar.
Mas como grandes empresários como Steve Jobs, da Apple, e Marc Benioff, fundador da Salesforce, faziam para se inspirar?
A resposta é simples: na leitura. Separamos quatro dos livros que inspiraram esses e outros grandes empresários de sucesso.
Veja mais:
Sem sair de casa: plataforma online ajuda na mediação de conflitos
Sustentabilidade ganha espaço no delivery
É possível aprender empreendedorismo?
Confira:
O Dilema da Inovação, de Clayton M.Christensen
Christensen demonstra em “O Dilema da Inovação” como praticas que ajudaram a criar negócios de sucesso podem eventualmente os levar à desgraça. Além disso, o escritor aponto uma série de dicas que, caso seguidas, podem ajudar empreendedores, CEOs e gerentes a resolver seus problemas.
De acordo com a biografia de Steve Jobs, escrita pelo jornalista Walter Isaacson, o ex-CEO da Apple havia se referido a obra enquanto argumentava que a empresa precisava se adaptar à tecnologia de armazenamentos em nuvem.
O Executivo e Sua Tribo, de Dave Logan e John King
Esse livro de administração demonstra como líderes podem se infiltrar e liderar as “tribos” que existem dentro de uma corporação e aumentar a sua produtividade e crescimento. O livro seria útil para gestores que desejam identificar características únicas de sua equipe nas quais eles não haviam notado antes.
O livro foi usado pelo CEO da plataforma de vendas online Zappos, Tony Hsieh, enquanto tentava aprimorar a cultura corporativa de sua empresa. Segundo ele, a obra “codificava muito do que ele vinha fazendo instintivamente em sua companhia e fornece um conhecimento valoroso para todas as empresas”.
+ Quer empreender e precisa de um curso básico de economia? Confira!
Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Duckworth
Angela Duckworth conta em seu livro a própria história: uma filha de um cientista que frequentemente se preocupou com a sua inteligência, explorando a ideia que persistência é mais importante do que intelecto para atingir o sucesso.
O ex-CEO da empresa de softwares Intuit, Brad Smith, acreditava que o livro mostra que qualquer um, independentemente do seu talento ou passado, pode ser bem-sucedido caso possua garra, paixão e persistência.
“A Arte da Guerra”, de Sun Tzu
Usando estratégias militares chinesas, o livro explica como ganhar vantagem sob seus oponentes no campo de batalha.
A obra influenciou muito o fundador da empresa de softwares Saleforce, Marc Benioff. Segundo o empresário, ele aplicou os conceitos do livro em diversos aspectos de sua vida – e inclusive na sua empresa.
“Os ensinamentos de “A Arte da Guerra” me inspiraram a entrar em uma indústria dominada por players muito maiores”, disse o empresário.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”