O nome escolhido para abrir o segundo dia de palestras do RD Summit 2018, evento que acontece em Florianópolis até sexta-feira (9/11, não poderia ser mais acertado. Se Jacco vanderKooij, empresário e especialista em vendas, tem uma qualidade, ela, com certeza, é a de animar o seu público.
Ele entrou pontualmente às 9h da manhã, com gritos, saltos e vídeos motivadores que serviram como injeções de adrenalina para o público que chegava à plenária principal do centro de convenções.
Ele é fundador da Winning By Design, uma consultoria de marketing para pequenas e médias empresas. Mas ficou mais conhecido por suas palestras cheias de ânimo com dicas para vendedores. Na sua visão, o vendedor precisa alterar a maneira como encara sua própria carreira. “O que nós estamos fazendo para mudar o mundo?”, questiona.
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Para vanderKooij, entender essa pergunta é essencial para que as empresas consiga se adaptar às novas realidades de mercado. “O mundo está mudando e todos precisam acompanhar. As pessoas não gostam que vendam para elas, mas amam comprar.”
A grande bandeira do empresário que se tornou um “guru das vendas” do Vale do Silício, nos Estados Unidos, é a de que o sistema atual está retendo os vendedores – e isso é prejudicial para quase todos os negócios. “Precisamos mudar o conceito antigo de motivar por metas e incentivo financeiro. O modelo ‘trabalhe duro e faça dinheiro’ acabou”, afirma.
Abaixo, vanderKooij dá dicas para o setor de marketing do seu negócio:
Ouça o cliente
Para vanderKooij, o tempo passa e as empresas seguem sem ouvir seus clientes. “Ele deve ser seu norte sempre. As pessoas odeiam ser ‘vendidas’. Devemos parar de vender para os clientes e começar ajudá-los a comprar. Aí, sim, teremos sucesso.”
Seja veloz
Antes de se tornar um especialista em marketing, o holandês atuou como boxeador. “Aprendi que devemos começar lentamente para acelerar depois. Quanto mais rápido, mais difícil.”
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E a realidade, na sua visão, é a de que o mercado passa por um momento muito ágil. Se antes os treinamentos de vendedores duravam meses, hoje são dias. “Isso não quer dizer que podemos cobrar as mesmas metas de antigamente.”
Propósito
As regras mudaram: hoje as pessoas querem trabalhar com propósito, em ambientes agradáveis, com oportunidades de crescimento, e com líderes confiáveis. “A nova geração não quer bater metas. Querem gestores excelentes, que os representem.”
Diversidade
Para o holandês, passou da hora das empresas terem mulheres aos níveis de gerência dos negócios. “Uma coisa que me irrita é chegar em uma reunião com uma sala cheia de homens. Por acaso, eles têm algum poder de conseguir falar para todos os gêneros? Garanto que não. Então é preciso investir em diversidade.”
Não faz sentido não conseguir falar com metade do seu mercado, segundo vanderKooij.
Trabalhe de maneira inteligente
No entendimento do “guru”, trabalhar duro nos trouxe as condições de vida que temos hoje. Mas chegou a hora de mudar. “A nova geração quer trabalhar de forma mais inteligente em vez de ‘trabalhar duro’”, diz. Para o consultor, é assim que os problemas do futuro serão resolvidos.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”