A percepção dos brasileiros a respeito da inflação nos próximos 12 meses piorou em junho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A expectativa é de uma taxa de 9,2%, ante 8,9% em maio. Com o resultado, o indicador registra, pelo quarto mês consecutivo, o recorde da série iniciada em setembro de 2005.
“É interessante observar a velocidade com que as expectativas dos consumidores com relação à inflação estão aumentando. O indicador variou 1,8 ponto percentual em relação a dezembro de 2014, correspondendo a uma alta superior a 25%. Além disso, verifica-se uma forte concentração das respostas nas faixas acima de 8%, indicando que o pessimismo com relação à inflação atingiu a população de forma generalizada”, afirma o professor Pedro Costa Ferreira, da FGV/Ibre.
Em junho, nas previsões quantitativas de inflação feitas pelos consumidores para os 12 meses, a faixa compreendida entre 8% e 9% continua sendo a mais citada, atingindo o recorde de 28,9% das assinalações. No extremo oposto, apenas um a cada 20 consumidores acredita que a inflação ficará abaixo de 6,5% nos próximos 12 meses.
Fonte: Extra.
No Comment! Be the first one.