Após a vitória pessoal de Michel Temer na Câmara dos Deputados, que conseguiu impedir o prosseguimento da denúncia por crime de corrupção passiva ao STF, o Planalto volta a dedicar sua atenção às reformas, e a Previdência Social deve ser umas das prioridades.
Em maio, o Instituto Millenium conversou com a economista Zeina Latif sobre a importância da urgência da aprovação da reforma previdenciária para a economia brasileira: “Ela é a espinha dorsal para estabilizar o regime fiscal no Brasil e garantir que, futuramente, conteremos o crescimento da dívida pulica, ajudando a estabilizar a inflação. É o tema central para termos estabilidade macroeconômica no país e precisa ser garantido”.
Veja mais
O equívoco dos que querem eleições diretas
Reforma da Previdência: mitos e lendas
Manuel Thedim: “A Previdência é um fator que aumenta a desigualdade no Brasil”
No artigo “Previdência do rumo certo”, Latif reforça que, com o envelhecimento da população, as regras da Previdência se tonaram insustentáveis. Segundo a especialista, é necessário atender a alguns princípios, como estabilizar o gasto da Previdência como proporção do PIB; eliminar distorções distributivas das regras atuais, já que alguns grupos têm tratamento especial; e possuir uma Previdência como uma fonte de recursos perene que acompanhe a mudança de padrão de consumo na velhice, pois, nessa etapa da vida, é natural que os gastos sejam inferiores do que os de uma pessoa na ativa.
Já passou da hora de tomarmos uma atitude!
Já pensou o que é você trabalhar anos e anos, economizando uma parte do seu dinheiro para ter uma coisa que sempre sonhou e, no final, não receber? Pois é isso que vai acontecer com as aposentadorias dos brasileiros se não for feita agora mesmo uma reforma na Previdência: o dinheiro vai acabar. Ouça abaixo o que o cientista político Luiz Felipe D’Ávila tem a dizer:
Entendendo a reforma da Previdência:
Em uma série especial feita pelo Instituto Millenium, o economista Paulo Tafner explicou a importância da reforma da Previdência para a economia brasileira.
Uma das propostas apresentadas pela reforma da Previdência é o fim das diferenças nas aposentadorias de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Mas você sabe o que são os regimes de Previdência? Confira:
A reforma da Previdência também pode afetar as aposentadorias especiais. O economista Paulo Tafner explica como devem ser essas mudanças e como elas afetam os brasileiros que se aposentam com regras diferentes do que a maioria da população.
O fator Previdenciário vai acabar com a reforma da Previdência? Tafner explica o que é o fator e qual deve ser o seu destino com as novas regras propostas pelo governo.
As aposentadorias de políticos caminham para uma convergência com as demais regras. No último episódio da série, Tafner esclarece as mudanças que devem acontecer na aposentadoria dos parlamentares.
Quer saber mais sobre a Previdência Social? Depois disso tudo, ainda está com dúvidas se ela é mesmo necessária? Mediados por Vítor Wilher, Pedro Nery e Paulo Tafner discutem a reforma proposta e a experiência de outros países no tema:
No Comment! Be the first one.