Da necessidade de propor mudanças concretas e duradouras para o sistema político brasileiro surgiu, em 2016, o Nova Democracia, iniciativa que reúne grupos, organizações e cidadãos com diferentes visões ideológicas, que carregam algo em comum: a vontade de promover transformações que vençam o modelo da velha política e abram espaço para que a sociedade e novos agentes possam participar efetivamente das decisões que definem os rumos do Brasil.
Veja mais
Sociedade civil se organiza para transformar a política
A inciativa defende uma reforma política ampla, que proporcione um sistema “mais funcional, republicano e democrático”, afirma o coordenador de coalizão do movimento, José Marcelo Zacchi. O debate gira em torno da redução da fragmentação partidária, propondo maneiras mais transparentes para essas instituições, além de sugerir ideias para o financiamento eleitoral e para o fim dos balcões de apoio político.
“O país não pode ir adiante, depois de tudo o que passou, sem revisitar os fundamentos de seu sistema político: como elegemos, qual é o sistema eleitoral, como ele se financia, como os partidos funcionam e como tudo isso pode estar mais em sintonia com um projeto efetivamente democrático”, diz Zacchi. Ouça abaixo!