Nesta segunda-feira, o site “Panorama Seguros” publicou uma entrevista com o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay. Durante a conversa, foram abordados temas como o processo de vendas, a gestão em atendimento ao cliente, a alta incidência de furtos e roubos de automóveis no Rio de Janeiro, investimento em qualificação profissional e tecnologia. Leia trecho abaixo:
Panorama Seguro: Vamos iniciar a entrevista falando do processo de vendas da Minuto Seguro. Conte para os nossos leitores como surgiu à iniciativa da empresa comercializar seguro de automóvel pela internet, tendo como continuidade no contato com o cliente, através do telefone?
Marcelo Blay: Já tinha conhecimento de iniciativas bem-sucedidas e avançadas em mercados mais evoluídos do mundo e pensei que seria uma aposta válida por aqui, afinal, seria bastante inovador. O processo de criação da Minuto envolveu ações, como: pesquisa de mercado, elaboração de um detalhado plano de negócios de longo prazo, criação e desenvolvimento da página na internet, contratação de colaboradores, treinamento, escolha e montagem de espaço físico e de infraestrutura tecnológica.
Precisávamos de um bom aparato por trás para que conseguíssemos alinhar dois pontos fundamentais na venda de seguro: o atendimento humano de qualidade e a tecnologia, fator considerado diferencial – e essencial – nos dias atuais. Foi um processo minucioso que durou cerca de um ano para que pudéssemos nos lançar e vender a primeira apólice.
Panorama Seguro: Sabemos que o consumidor está cada vez mais digital e exigindo agilidade no processo de negociação. A Minuto Seguros possui uma grande equipe trabalhando para atender esse público que quer resposta imediata. Na sua opinião, é viável manter esse cliente acessível ao seguro com orçamento imediato, mesmo sabendo que uma cotação em outros ramos que não seja o seguro auto não seja tão rápido de cotar em alguns casos? (Cito Seguro de Vida, Prestamista…)
Marcelo Blay: No mundo atual, as pessoas querem resultados, entregas, processos e etc., cada vez mais rápidos, ainda mais quando se trata de internet e do mundo virtual. O crescimento da Minuto não é à toa, pois queremos oferecer o melhor atendimento possível, de maneira rápida. Então, quando um cliente preenche o nosso formulário em busca de uma cotação, queremos oferecer a melhor e mais rápida experiência, isso é um ganho muito grande para nós.
Ano passado expandimos o quadro da Minuto em 31% para atender essa demanda de agilidade no atendimento e pretendemos continuar crescendo esse ano.
Panorama Seguro: Falando em seguro auto, a equipe vem tendo dificuldade de vender para clientes que residem na cidade do Rio de Janeiro? Sabemos que se a demanda de roubo e furto é alta, o valor do seguro aumenta. Há algum tipo de estratégia para fechar negócio, independente dos problemas enfrentados pelos cariocas?
Marcelo Blay: O seguro de carro no Rio de Janeiro continua sendo comercializado da mesma forma, as pessoas querem, mais do que nunca, proteção para os carros. O boato de que as seguradoras pararam de comercializar seguro no RJ não procede. Mesmo que os preços possam estar aumentando, é uma realidade para todos que moram no estado, por isso, as pessoas continuam buscando e continuam comprando. Não há como deixar o carro sem seguro, independentemente do estado.
A estratégia que adotamos com os cariocas é a mesma que adotamos com o restante de nossos clientes: como adquirir um bem tão caro como um carro e deixá-lo desprotegido? E não citamos nem apenas roubo e furto. Mas, e as batidas? E os acidentes com terceiros? Isso e os dados que estão constantemente na mídia são os nossos melhores argumentos.
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Assista à entrevista com Marcelo Blay produzida pelo Instituto Millenium: