Para Marcia Cabral, idealizadora do Idem, empresa especializada em estratégias de marketing, a nova geração de consumidores é muito diferente das anteriores — e elas mudam de gosto o tempo todo. Para conquistá-la, as empresas terão que apostar em relações mais “genuínas” com o cliente, tendo o propósito de entender a real necessidade dele e não apenas “empurrar” um produto para bater suas metas de vendas. Marcia foi uma das palestrantes do painel “Como Atrair e Reter Clientes em um Mercado Competitivo”.
O debate fez parte do Programa CoLABore, evento que acontece entre os dias 19 e 20 de junho no Unibes Cultural, em São Paulo.
A proposta do encontro é reunir empreendedores e especialistas para discutir temas como planejamento estratégico, tributos, recursos humanos, marketing e financiamento.
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Além de Marcia, o painel “Como Atrair e Reter Clientes em um Mercado Competitivo” contou com a presença de Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content, instituição que tem como objetivo ajudar os produtores brasileiros a internacionalizar sua produção audiovisual. As palestrantes deram algumas dicas sobre as novas formas de conquistar o “coração” dos clientes. Confira:
Comece a mudança em “casa”
“Primeiro, é importante reter quem vai fazer o seu produto, isto é, engajar quem vai entrar nesse barco com você”, diz Marcia. Segundo ela, imitar o modelo das startups, tendo um ambiente de trabalho acolhedor e abrir espaço para opiniões.
Outra estratégia é convidar especialistas para falar sobre assuntos importantes para aumentar as vendas. Fazer uma campanha para ensinar o que é uma meta é um dos exemplos.
Conquistar o que Marcia chama de “cliente interno” – as pessoas da equipe da própria empresa – é uma das formas de aumentar a qualidade da entrega do produto ao consumidor.
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Quem vende o seu produto?
Quando o produto está pronto, não basta apenas encaminhá-lo para o varejo e empurrá-lo para o cliente. Caso o empreendedor deseje distribuir o seu produto para outros estabelecimentos, é importante acompanhar todos os canais de vendas.
A idealizadora do Idem ressalta que muitas vezes o produto fica encalhado nas lojas porque os vendedores não estão capacitados para vendê-los. “É preciso treinar esses profissionais para entender o que eles têm na mão e encantar o cliente” diz Marcia.
Conte uma história relevante
Para Rachel do Valle, da Brazilian Content, o conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço nas ações de marketing. Construir uma narrativa que toque o cliente é uma estratégia interessante. “O empreendedor pode vender a sua marca por meio de um curta-metragem. Muitas vezes, ações sutis viralizam na internet e fazem sucesso”, afirma a gerente executiva.
Com relação ao custo, Rachel diz que nem sempre é necessário investir grandes recursos. Para ela, é importante buscar referências no mercado e fazer cotações com várias empresas. “É um investimento em marketing que traz um retorno significativo.”
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Crie um negócio com um propósito
“Ganhar dinheiro é importante, mas não pode ser o mote principal da empresa”, ressalta Rachel. Para ela, o empreendedorismo precisa de pessoas que queiram mudar uma realidade que não está boa.
Para fazer isso, não basta apenas ouvir o que o cliente quer é preciso entender a sua necessidade.
A gerente executiva cita como exemplo a Netflix, que alugava DVDs para as pessoas. Depois, a empresa entendeu que poderia criar um serviço inovador para seus clientes assistirem seus filmes e séries na hora que quisessem por meio de uma plataforma digital.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”