A tecnologia está trazendo inovação a todos os setores da economia. E com o varejo não poderia ser diferente.
Há startups brasileiras criando produtos e serviços para transformar a experiência dos clientes e trazer mais oportunidades de negócio para empresas. Conheça duas delas:
Neomode
A primeira vez que a ideia de abrir um negócio passou pela cabeça da carioca Fabíola Paes foi em 2014, quando estava na NRF Retail’s Big Show, maior evento mundial do varejo, que ocorre anualmente nos Estados Unidos.
Veja também:
Quatro desafios para acelerar o empreendedorismo no país
Aplicativo gratuito conecta clientes a prestadores de serviço
Projeto social oferece aulas gratuitas de educação financeira
Lá, deparou-se com o conceito de omnichannel, que consiste na conexão de todos os canais de uma empresa, para oferecer uma melhor jornada de compra ao consumidor. Voltou com a ideia na cabeça e, após um mestrado na área, abriu em 2016 a Neomode.
Hoje, desenvolve aplicativos mobile e shopbots (assistentes virtuais de compras) para marcas como L’Oréal, O Boticário, Drogaria Onofre e Ri Happy Brinquedos. Ao todo, são 15 clientes ativos e um faturamento acumulado de R$ 600 mil.
FX
Criada por Walter Sabini Junior em 2015, a FX oferece ao varejista o que o empreendedor gosta de chamar de “Google Analytics” das lojas físicas.
+ “O desafio é entender o novo mundo digital”
A startup desenvolveu um dispositivo de multissensores capaz de medir a quantidade de pessoas que circula pelas entradas e corredores de qualquer ambiente de varejo. A partir dos dados gerados pelo aparelho, a startup repassa aos clientes relatórios com as taxas de atração e conversão, entre outros indicadores.
A tecnologia 100% brasileira está presente em mais de 1,5 mil estabelecimentos, atendendo cem diferentes marcas. Entre elas, empresas como Fototica, Lojas Marisa e Companhia Hering. No último ano, faturou R$ 1,5 milhão.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”