De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer até o final do ano. O avanço da doença tem incentivado empreendedores de todo o país a criar soluções que aumentem a precisão dos diagnósticos e a eficiência dos tratamentos.
“A inovação tecnológica tornou-se uma peça essencial na luta contra o câncer. As ferramentas de diagnóstico e prevenção estão ficando cada vez mais eficientes”, afirma Marcos Cunha, superintendente executivo de negócios do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, hospital paulistano considerado referência nacional no combate à doença.
A evolução das tecnologias de tratamento atraiu o interesse de fundos internacionais de capital de risco. Apenas no ano passado, foram investidos mais de US$ 11 bilhões no segmento. Entre as startups brasileiras que vêm se destacando no setor, está a pernambucana Genomika Diagnósticos.
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Fundada em 2013 por João Bosco Oliveira Filho, 43 anos, ex-diretor do departamento de imunologia e genética do National Institutes of Health de Maryland, nos Estados Unidos, a empresa é especializada em soluções de mapeamento genético.
“Acompanhei o surgimento da tecnologia no exterior e decidi tentar replicar o modelo no Brasil. A oncologia foi uma das áreas da medicina que mais se beneficiaram com o avanço desse serviço”, afirma Oliveira.
As soluções de oncologia desenvolvidas pela Genomika estão divididas em duas frentes principais. A primeira delas é baseada em plataformas que detectam variações em sequências genéticas tumorais. Com base nos resultados, o sistema ajuda a definir tratamentos personalizados para cada paciente.
A segunda linha de atuação é orientada por diagnósticos preventivos relacionados ao surgimento de tumores malignos. Com laboratórios instalados em Recife e São Paulo, a startup tem como público-alvo hospitais particulares e pessoas físicas que fazem os testes por indicação médica. Segundo o fundador, o faturamento já ultrapassa a casa dos R$ 15 milhões.
“Nossa estratégia também inclui parcerias com indústrias farmacêuticas. A ideia é facilitar o acesso aos nossos testes pela distribuição de vouchers para os clientes das organizações”, diz.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”