A expressão “idiotas úteis”, supostamente de autoria de Lenin, refere-se a ocidentais equivocados ao falarem bem de maus regimes.
No jargão político, a expressão era usada para descrever simpatizantes do regime soviético nos países ocidentais e a atitude do governo soviético em relação a eles.
Idiotas úteis, em um sentido mais amplo, se refere a jornalistas ocidentais, viajantes e intelectuais que davam sua bênção – frequentemente com fervor evangelista – a tiranos e tiranias.
Como a curiosidade intelectual pode se transformar em promoção ativa de uma mentira perigosa? Por que existem tantos “idiotas úteis”?
Confira a resposta no documentário em duas partes produzido pela “BBC”. A primeira parte apresenta um olhar sobre os apologistas ocidentais de Stalin. A segunda parte mostra como histórias de abusos aos direitos humanos nos dias atuais ainda são reescritas.
Fonte: BBC World Service
Na privatização dos aeroportos duas coisas ficaram evidentes: Primeiro a incapacidade flagrante do “governo” de administrar; segundo a malfaseja mania do “governo” de pegar, descaradamente carona, na aba da iniciativa privada, já que, a “infraero” ficou com 40% das ações. Afinal os companheiros não podem ficar, totalmente, a descoberto. Ts, tsc, tsc…