Há três anos, o Canal da Peça faturava R$ 6 milhões como um marketplace de peças automotivas. Hoje, segue fazendo sucesso no nicho, mas com um elemento a mais: criou a CWS Digital, uma startup que cria projetos para empresas que querem se digitalizar. Compartilhando o know how que reuniram com o próprio site, os negócios hoje faturam R$ 10 milhões – a expectativa é triplicar o valor este ano.
A empresa e a startup foram fundados pelos empreendedores e sócios Fernando Cymrot e Vinícius Dias.
Em 2013, com a ambição de criar um marketplace de sucesso, eles escolheram o nicho de peças automobilísticas após notarem a carência desse mercado por uma solução desse tipo (conheça a história completa nesta matéria da PEGN).
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Desde 2017, com a CWS, ajudam negócios dos mais diferentes setores a ganhar relevância e mercado na internet. Mais que vender produtos em um e-commerce, as estratégias devem engajar e fidelizar os clientes.
“O grande segredo é a forma de promover um processo de adesão para que clientes, representantes, fornecedores e demais stakeholders passem a se relacionar digitalmente”, diz Cymrot à PEGN.
Na prática, isso significa olhar para todo o caminho percorrido pelos clientes. Por trás de uma decisão de compra, segundo o fundador, há diferentes etapas. “A compra é a consagração de um processo de relacionamento que pode acontecer por horas, dias ou anos. E em volta do botão ‘comprar’ há dezenas de pontos de contato”
Por isso, a CSW atua hoje em três diferentes frentes: desenvolvimento tecnológico, elaboração de estratégia de digitalização e operação dessas estratégias. Ou seja, o trabalho continua depois que o portal e os conteúdos vão para o ar.
Trabalho de perto
Os principais clientes são grandes empresas, que estão mais propensas a patinar quando se tratam dessas estratégias. A maioria delas, segundo o sócio, já tentou desenvolver um projeto digital, mas não teve os resultados que esperava.
E a aquisição de tecnologia não é o único e nem o principal desafio. “É uma questão cultural. Lidamos com empresas que operam da mesma forma há anos e é natural que recebam mudanças com algum receio”, diz ele.
O envolvimento da empresa como um todo também é importante. Mais que um setor responsável, é preciso alinhar os objetivos com a chefia e até com os acionistas. “É importante que a empresa esteja culturalmente intencionada a promover esse sucesso.”
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Modelo de negócios
Funcionando como uma marca do Canal da Peça, a CWS hoje fatura a partir do sucesso de uso das plataformas que desenvolve e hospeda.
Entre os formatos está a cobrança de comissão sobre vendas e de licenças de uso de software, todos cobrados a partir do momento em que o cliente obtém os resultados projetados.
Juntos, o Canal da Peça e a startup empregam cerca de 100 pessoas e faturaram cerca de R$ 10 milhões no ano passado. A expectativa é triplicar o resultado este ano, chegando a cerca de R$ 30 milhões.
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”