Apesar de 70% das indústrias não saberem o que é a economia circular, 76,4% delas adotam alguma iniciativa que se enquadra nesse conceito, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira (24).
A economia circular abrange o compartilhamento, a reutilização, remanufatura e reciclagem de materiais. É um modelo alternativo ao de produção, consumo e descarte.
Das atividades da economia circular, a otimização de processos é a mais desenvolvida pelas empresas (56,5%). O uso de insumos circulares vem em segundo lugar (37,1%), seguido pela recuperação de recursos (24,1%) e extensão de vida do produto (22,9%).
Últimas notícias
Com filtro de luz solar, empreendedora baiana é a 1ª a ganhar prêmio da ONU
Davi Alcolumbre defende mais força para estados e municípios
Indústria 4.0: 6 novas tecnologias que podem ser oportunidades para empreendedores
Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a indústria do país tem avançado também em práticas como reúso da água, redução de custos e sustentabilidade.
De acordo com o estudo, a maioria das empresas que adotou práticas de economia circular tomou a iniciativa em busca de eficiência operacional (47,3%) e oportunidade de novos negócios (22,6%). Outros 11,4% o fizeram a pedido de clientes; 9,3% para atender a conformidade legal, e 3,9% a pedido de acionistas.
O levantamento ouviu 1,2 mil empresas no país e tem margem de erro de 5,5%.
Fonte: “G1”