A lista de desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus para os negócios é grande – e vai da saúde financeira da empresa ao bem-estar dos funcionários. Mas há quem considere que a crise também é um momento de refletir e buscar novas oportunidades.
O empreendedor Baruch Labunski, CEO da empresa de web design e marketing Rank Secure, é um deles. Em um artigo publicado no portal Entrepreneur, ele listou quatro maneiras de usar este período para dar novos passos no negócio.
“Embora não possamos antecipar ou evitar todas as dificuldades, o que podemos fazer é investir algum tempo e energia para ajudar nossas empresas a emergir disso na melhor posição possível”, escreve ele.
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Veja as dicas abaixo:
Foque na cultura da sua empresa
Não importa se você comanda o seu negócio sozinho ou se tem dezenas de funcionários: sua empresa tem uma cultura – e é ela que a diferencia dos concorrentes. Empresas que ignoram esse tópico estão assumindo riscos e ainda deixam vantagens de lado. Um estudo da IBM, por exemplo, mostra que funcionários que sentem uma forte conexão com sua empresa e seus pares geram melhores resultados financeiros aos seus empregadores.
A sugestão do empreendedor é utilizar esse período de resultados mais lentos para refletir sobre o tipo de negócio que você quer comandar – e se conectar com sua equipe. “Um senso de propósito compartilhado e um comprometimento com objetivos coletivos podem estabelecer sua empresa como um ótimo local para trabalhar e uma organização dedicada a fornecer um excelente serviço ao cliente.”
Aproxime-se da sua comunidade
Independentemente do setor, todas as empresas, incluindo as digitais, estão inseridas em uma comunidade. Segundo o empreendedor, este é o momento de estreitar laços com os vizinhos e explorar oportunidades de colaborar localmente.
Fornecer refeições a um hospital, ajudar mercados a realizar entregas ou oferecer um programa educacional para pais são alguns exemplos. “Forjar laços mais fortes com a sua comunidade o posicionará para uma recuperação mais rápida quando as coisas começarem a se abrir novamente.”
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Foque no que os seus clientes precisam
Quando os frascos de álcool em gel sumiram das prateleiras, fabricantes de bebidas se mobilizaram e adaptaram suas produções para ajudar. Mesmo que sua empresa seja de outro segmento, você pode pensar em novas formas de atender novas necessidades dos consumidores. A mobilização em torno da produção de máscaras de tecido é outro exemplo. “Quando o mercado muda, as empresas também precisam mudar”, escreve o autor.
Turbine a produção de conteúdo
Se há um lado positivo nesta situação, é a oportunidade de concluir tarefas que você sabia que eram importantes, mas para as quais nunca encontrou tempo. Criar conteúdos dinâmicos para o seu site é um exemplo. Pode ser um blog, uma série de vídeos informativos ou mesmo conteúdos de entretenimento. Seja qual for o formato, criar um site para a sua empresa faz sentido – em especial quando há tantas pessoas em casa.
Se você não tem a habilidade necessária para isso, pode recorrer à ajuda de um profissional freelancer. “Enquanto as vendas para o seu negócio estão lentas, aproveite para cuidar de tarefas que você poderia negligenciar.”
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”