Pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Half mostra que 41% dos gestores estão redesenhando as atividades exercidas dentro dos cargos como resultado direto da pandemia.
Com as empresas em busca de mudanças e forças de trabalho mais resilientes, adaptáveis e ágeis, alguns exemplos de funções redesenhadas no Brasil incluem: posições administrativas, como o profissional que realiza processos de admissão e passou a fazer as etapas de documentação e assinaturas de forma totalmente digital, sem a necessidade receber os profissionais; ou o colaborador da área de vendas que passa a realizar todo o processo de reembolsos junto à área de contas a pagar e receber também de maneira online.
A Robert Half entrevistou mais de 1.500 executivos para compreender quais habilidades, competências e comportamentos estão sendo mais demandados pelos gestores na busca por redesenho das funções e para aproveitar as novas oportunidades de crescimento.
Transformação digital e e-commerce
Ainda como parte do redesenho de funções e estratégia de recuperação em função da Covid-19, a pesquisa mostra que 41% dos executivos estão investindo em esforços de transformação digital, enquanto 31% estão focados em e-commerce.
Leia também:
Jovem empreende, inova no e-commerce de acessórios e conquista resultados expressivos
Menos Estado, mais liberdade para sonhar, empreender e realizar!
A Robert Half aponta o crescimento da demanda por funções de tecnologia como cientistas/engenheiros de dados, desenvolvedores/engenheiros de software, infraestrutura/cloud e inteligência de negócio, já que muitas empresas estão incrementando suas competências de receita online e expandindo infraestruturas de TI em resposta às demandas de clientes e consumidores.
Habilidades em alta
Além da expertise tecnológica, as cinco principais habilidades demandadas em dois dos principais setores do mercado de trabalho são:
Top 5 em Finanças e Contabilidade
Espírito de equipe (29%)
Comunicação (27%)
Contabilidade financeira (23%)
Organização (23%)
Controle financeiro (23%)
Top 5 em Tecnologia da Informação
Segurança de TI (50%)
Gerenciamento de TI (42%)
Cibersegurança (32%)
Inglês técnico (28%)
Risco tecnológico (23%)
Competências comportamentais
As habilidades digitais e técnicas não estão sendo priorizadas isoladamente – 56% dos executivos acreditam que as consideradas “soft skills”, ou competências comportamentais, são essenciais para lidar com as incertezas e o estresse associados à pandemia.
As cinco principais habilidades e competências comportamentais em alta são:
Pensamento estratégico (54%)
Comunicação (50%)
Agilidade (49%)
Pensamento criativo (45%)
Liderança (44%)
+ Associe-se e se torne membro do Clube Millenium para receber conteúdos exclusivos
Demanda por talentos de alta performance
“Em seus esforços de planejamento de força de trabalho e recrutamento pós-pandemia, é notável que muitos gestores estão sendo proativos na contratação de talentos de alta performance durante a crise atual”, destaca Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.
Segundo ele, os bancos de talentos se expandiram repentinamente a partir do momento em que muitas empresas descobriram que poderiam operar de maneira efetiva com times remotos, com profissionais baseados em qualquer lugar.
“Para algumas organizações, isso significa que colaboradores com habilidades chave podem ser alocados para desempenhar papéis críticos do negócio de uma forma muito rápida. Já outras companhias, por outro lado, entendem que as mudanças de demanda dos consumidores e os novos padrões de trabalho resultaram em lacunas repentinas de habilidades para determinadas funções”, afirma.
Para Arnaes, as contratações estratégicas permanentes ou para projetos podem ajudar a preencher essas lacunas, aprimorando as equipes com competências especializadas e comportamentos necessários.
“Seguimos em um momento estratégico para redesenhar as funções de trabalho, desenvolver os atuais colaboradores e/ou considerar novas combinações de funcionários permanentes ou contratados para projetos, que possibilitem a construção de um plano de recrutamento inteligente e flexível para potencializar sua recuperação pós-Covid-19.”
Fonte: “G1”, 01/10/2020
Foto: Reprodução