A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta terça-feira (5) que o faturamento de agosto do setor ultrapassou o patamar verificado no início do ano, antes do início da pandemia da Covid-19.
Segundo o relatório “Indicadores Industriais”, publicado pela entidade, a utilização da capacidade instalada, que aponta quanto do parque industrial vem sendo utilizado, “está praticamente de volta ao período anterior à crise”.
De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria aumentou 2,3% em agosto na comparação com julho e 3,6% em relação ao mesmo mês de 2019.
No acumulado do ano, no entanto, o faturamento ainda acumula queda de 3,9%, em relação ao período de janeiro a agosto de 2019.
Segundo a CNI, o emprego industrial registrou em agosto a primeira alta neste ano e cresceu 1,9% em relação ao indicador de julho. Com relação a agosto de 2019, houve queda de 2,9%.
+ Associe-se e se torne membro do Clube Millenium para receber conteúdos exclusivos
“Com esse desempenho, o nível de emprego já se encontra próximo do que vigorava pré-crise, após ajuste sazonal”, informou a entidade.
Outros indicadores do levantamento:
– Horas trabalhadas na produção: alta de 2,9% em relação a julho e queda de 3,3% em relação a agosto de 2019.
– Massa salaria real: alta de 4,5% em relação a julho e queda de 5% em relação a agosto do ano passado.
– Rendimento médio real: alta de 2,8% em relação ao mês de julho e redução de 2,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo a pesquisa da CNI, a utilização da capacidade instalada ficou em 78,1%. De acordo com a entidade, após ajustes sazonais, o índice ficou apenas 0,8 ponto percentual abaixo do registrado em fevereiro deste ano, antes da pandemia da Covid-19.
Fonte: “G1”, 06/10/2020
Foto: CNI / José Paulo Lacerda