O Banco Central informou nesta quarta-feira (14) que chegou a 33,7 milhões de cadastros de “chaves” de identificação para uso do PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pela instituição.
O Nubank lidera a quantidade de cadastros de chaves, com 8 milhões. Em seguida, aparecem Mercado Pago (4,7 milhões de chaves), PagSeguro (4,3 milhões), Bradesco (3,7 milhões) e Caixa Econômica Federal (2,4 milhões).
– Desde segunda-feira (5), os brasileiros podem cadastrar suas informações nos bancos e instituições de pagamento para o uso do PIX;
– A partir de 3 de novembro, começará uma fase de testes do PIX, em que o serviço será disponibilizado para alguns clientes selecionados;
– Os pagamentos e transferências por meio do novo serviço para todos os clientes cadastrados, em todo o país, só serão possíveis a partir de 16 de novembro.
Leia também:
Pix promete trazer grande transformação nos meios de pagamento
Sistema de pagamento instantâneo facilita vida financeira
A “chave PIX” é a informação que vai identificar um cliente e a conta bancária dele no sistema. Essa chave poderá ser um número de celular, um e-mail, o CPF ou o CNPJ. Leia mais abaixo neste texto como cadastrar uma chave para usar o PIX.
O cadastramento é necessário para aqueles que pretendem utilizar o PIX em transações financeiras, mas não é obrigatório.
A expectativa é que o PIX seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A previsão é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até 10 segundos.
De acordo com o BC, 677 instituições já foram aprovadas para oferecer o serviço a clientes e iniciar nesta semana o cadastro das chaves.
Fonte: “G1”, 14/10/2020
Foto: Guilherme Rodrigues/Myphoto Press/Estadão Conteúdo