A indicação de leitura do Instituto Millenium desta semana é o livro “Apelo à razão: A reconciliação com a lógica econômica”, de Fabio Giambiagi, especialista do Instituto Millenium, e Rodrigo Zeidan.
Sobre o livro
É sabido que vivemos uma grande crise fiscal no Brasil, no entanto, mais do que tomar ciência do momento, é necessário um retrospecto completo das políticas públicas adotadas pelos governos que vieram após a democratização, para compreender quais ações passadas são responsáveis pelo nosso presente e, assim, evitar que o mesmo erro seja repetido.
“Apelo à razão: A reconciliação com a lógica econômica” traça esse panorama tão necessário, com propostas e soluções para atravessarmos da melhor forma a crise vivida atualmente.
Políticas econômicas fracassadas e a falência do Estado mostram que a adoção de uma agenda liberal, como a defendida pelo Instituto Millenium, precisa ganhar espaço.
Os autores defendem que o debate atual não é entre direita e esquerda, mas entre intervencionismo e liberalismo.
Leia mais:
Millenium Explica: Por que precisamos de uma Reforma Administrativa?
Saiba tudo sobre o projeto de Reforma Tributária em debate
Sobre os autores
Fabio Giambiagi é um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de finanças públicas e previdência social. Faz parte do Departamento Econômico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 1996. Foi professor de diversas cadeiras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). É mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ e graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FEA/UFRJ). É autor de “Reforma da Previdência” (Editora Campus, 2006), “Brasil – Raízes do atraso” (Editora Campus, 2007) e um dos organizadores de “Desenvolvimento econômico – Uma perspectiva brasileira” (Editora Campus, 2012).
Rodrigo Zeidan é doutor em economia pela UFRJ, é professor associado da New York University Shanghai (China), da Copenhagen Business School (Dinamarca) e da Fundação Dom Cabral.