A indicação de leitura do Millenium desta semana é a obra “Livre para Escolher”, de Milton Friedman. O livro, considerado um clássico da literatura liberal, analisa a relação entre liberdade e economia. Os autores Milton e Rose Friedman apresentam uma reflexão sobre como o surgimento de leis, regulamentações e agências governamentais impactaram na liberdade dos indivíduos ao longo dos anos.
A obra é uma boa opção para quem quer entender melhor, com base em contextos e pesquisas históricas, como se dá o surgimento de crises econômicas, sociais e morais quando o governo assume o papel de intermediário.
“Livre para Escolher” mostra de forma concreta o funcionamento e a eficiência do livre mercado. O livro defende o liberalismo enquanto busca ensinar conceitos importantes da economia.
Leia também
Dica de Leitura: A Revolta de Atlas, de Ayn Rand
“Liberdade econômica é o melhor caminho para gerar riqueza e prosperidade!”
Sobre o autor
Milton Friedman foi um dos principais líderes da Escola de Chicago e defensor do liberalismo econômico. Ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1976, foi considerado um dos economistas mais influentes do século XX pela revista The Economist. Lecionou na Universidade de Chicago por mais de trinta anos e é autor de diversas obras, incluindo “Capitalismo e Liberdade” e “Tirania do Status Quo”, escrito em coautoria com sua esposa, Rose Friedman.
Coautora
Rose D. Friedman foi economista e professora na Universidade de Chicago. Escreveu com o marido o livro de memórias do casal, “Milton and Rose D. Friedman”, “Two Lucky People”, entre outras obras. Ajudou a produzir a série de televisão “Free to Choose”, baseada em “Livre para Escolher” e exibida pela emissora PBS em 1980.