A indicação de leitura do Millenium desta semana é o livro “ Por Que as Nações Fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza”, escrito por Daron Acemoglu e James A. Robinson, ambos pesquisadores e economistas.
A obra fala sobre as principais características que diferem países desenvolvidos, daqueles que ainda vivem em situação de extrema pobreza. Levando em consideração a geografia, cultura e acontecimentos históricos, o texto mostra como países que adotaram políticas econômicas inclusivas obtiveram êxito em construir uma nação social desenvolvida e menos desigual, enquanto aqueles países que se basearam em políticas e modelo econômico extrativistas, obtiveram o resultado contrário.
Sobre a obra
“Por Que as Nações Fracassam” responde à pergunta que há séculos instiga diversos estudiosos: por que algumas nações são ricas e outras são pobres, divididas por riqueza e pobreza, saúde e doença, comida e fome?
Luciana Yeung: “Liberdade econômica é o melhor caminho para gerar riqueza e prosperidade!”
A agenda liberal precisa continuar!
De maneira convincente e com muitos exemplos históricos, os autores Acemoglu e Robinson afirmam que os países só escapam à pobreza quando dispõem de instituições econômicas adequadas, sobretudo a propriedade privada e a concorrência. Eles defendem, ainda, a tese original de que a probabilidade de os países desenvolverem instituições de forma acertada é maior quando eles contam com um sistema político pluralista e aberto, com disputa de cargos políticos, eleitorado amplo e espaço para a emergência de novos líderes políticos.
+O que fazem os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal?
Sobre os autores
Kamer Daron Acemoglu é um economista armênio-americano nascido na Turquia. Atualmente leciona no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde atua desde 1993.
James Alan Robinson é um economista britânico e cientista político. Atualmente, é o reverendo Dr. Richard L. Pearson Professor de Estudos Globais de Conflitos e Professor Universitário da Harris School of Public Policy, Universidade de Chicago.