O liberalismo é, de maneira geral, uma linha de pensamento que entende, em sua essência, que quanto menor for o tamanho e poder de intervenção do Estado na economia e demais escolhas de um país e seu povo, maior será o crescimento da liberdade individual, dos direitos, da igualdade perante a lei, da democracia e também da prosperidade econômica.
Com as eleições se aproximando, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como escolher um candidato liberal, já que as ideias dessa corrente não se limitam a apenas um lado. Para ajudar a esclarecer, preparamos um Millenium Explica especial, com trecho da participação do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, no webinário “Perspectivas Políticas para 2022”, promovido pelo Instituto Millenium. Confira!
Gustavo Franco destaca que, no Brasil, é comum falar das ideias liberais na economia com pelo menos três sentidos diferentes.
“Costuma-se dizer que o neoliberal ou liberal é aquele que defende disciplina fiscal, quando não é bem isso. No Brasil, designa-se como neoliberal aquele que defende equilíbrio e responsabilidade fiscal”, comentou.
Outro ponto que deve ser analisado pelo especialista é o papel do governo em determinadas situações “É como se tivesse em uma dimensão regulatória no debate liberal, onde os liberais querem mais mercado e menos burocratas, e os outros querem mais burocratas e mais administração do Estado em coisas que não querem deixar soltas, mas também que são melhor resolvidas pelo mercado, segundo creem os liberais”, avaliou.
Mais de Gustavo Franco
“Reforma foi crédito de confiança”
“Estrago é imenso e, pior, não está completo”
Por fim, o ex-presidente do Banco Central relata a interpretação do liberalismo como um assunto de costumes “onde tem conservadores e progressistas, os progressistas, com razão, se dizem liberais e assim eles são chamados no exterior por serem mais ‘liberais’ no sentido literal, nos costumes, ao passo que os conservadores são os partidos que congregam as pessoas com pensamento mais reacionário no âmbito de costumes”.
Na hora de escolher um candidato, Gustavo Franco afirma que vamos encontrar representantes que possam se encaixar dentro de uma, duas ou três dessas definições. E cabe a cada um de nós definir quais elementos do liberalismo são mais relevantes no momento.
Para saber mais sobre o assunto, assista ao webinário completo que contou, ainda, com a participação do fundador-presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão. A mediação foi feita pela CEO do Instituto Millenium, Marina Helena Santos.