A nossa Dica de Filme da semana é o filme 1984, de Michael RadFord. Inspirado no livro de George Orwell, a obra é uma “parábola”, baseada em regimes totalitários e tiranos, como os de Hitler, na Alemanha; Stalin, na Rússia; e até mesmo o regime de Churchill, na Inglaterra.
O filme conta a história de um dos funcionários do “Ministério da Verdade”, e apresenta um governo burocrático, controlador e totalitário. Assim como em “Fahrenheit 451”, uma das características desse governo é a tentativa de persuadir e controlar as pessoas através da “queima” de arquivos que, em 1984, acontece com a retirada de diversas palavras do dicionário.
Leia também
Por que as nações fracassam?
Populismo e o futuro da democracia
A repressão, não só intelectual, tende a “eliminar” qualquer tipo de desejo ou instinto humano da sociedade, para que o controle seja absoluto, e as pessoas ajam como meros robôs programados. A vigilância acontece pelo mecanismo chamado de “Big Brother”, e todos são filmados e acompanhados 24 horas por dia. Familiar?
Estamos todos sendo observados?
Sendo um clássico da Literatura e do Cinema, 1984 é não só uma obra com narrativa e roteiro excepcionais, como também um texto necessário para grandes reflexões sobre nossos líderes e política.
Ficou interessado? O filme está disponível através de plataformas de streaming, e o livro pode ser adquirido em nossa conta Amazon. Acesse e não perca!