O lançamento nacional do Feirão do Imposto aconteceu nesta sexta-feira às 9h no centro do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo a conscientização tributária e a redução dos impostos no Brasil, tema que rege a pauta das organizações brasileiras e é relevante no cotidiano político empresarial nacional.
Para isso, os organizadores adotaram a metodologia de expor, em local público, produtos de consumo popular, com informações sobre o impacto no preço de venda de cada produto provocado pelo custo tributário. Isso torna mais claro para a população o valor da carga de impostos paga naquele produto especificamente.
O presidente do C.E. de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Paulo Gontijo, um dos organizadores do evento no Rio, explica que, em muitas vezes, as pessoas acham que não pagam imposto porque não fazem declaração de imposto de renda.
“Quem não sabe os impostos que paga não sabe os direitos que tem. E o que fazemos é, na verdade, tentar esclarecer o seguinte: se você compra um quilo de feijão, tem tantos por cento ali embutidos de imposto. E achamos que, com as pessoas sabendo o quanto pagam de carga tributária, vão exigir melhores contrapartidas. Com essa visualização, vão conseguir olhar para o serviço que recebem do governo e exigirão que sejam melhorados”, esclareceu Paulo.
O evento será realizado em mais de 150 municípios de 20 estados do Brasil. Além dos produtos, haverá um painel para que parlamentares estaduais e municipais ratifiquem a conscientização tributária.
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Podia também retirar as margens de lucros dos produtos, e aí sim seria visto o quanto os preços caem.
Não sou contra o lucro, sou contra a ganância de boa parte do empresariado brasileiro.