Nove de dezembro foi instituído como Dia Internacional contra a Corrupção por vários países após a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Criada no intuito de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo, a convenção foi assinada na data, no ano de 2003, no México.
Desde então, os países acompanham a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais de prevenção e combate à corrupção. No Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) é responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento de propostas e ações.
O especialista do Instituto Millenium, Roberto DaMatta participa do evento organizado em Brasília pela CGU para debater o tema, apresentar resultados e discutir avanços.
Preparamos o Especial Dia Internacional contra a Corrupção com conteúdo exclusivo para pensar o tema, propondo a participação dos leitores nesse combate. Para isso, destacamos ações que têm gerado resultado nessa luta, apresentamos ideias e propostas dos nossos especialistas e convidamos o leitor a a participar do projeto de um país livre da corrupção.
Quer saber quais são as posições do Brasil no Índice de Percepção de Corrupção nos últimos 11 anos? Clique abaixo e veja!
Contra a corrupção: Escritor revela como cinco cervejas sumiram da conta do bar
Contra a corrupção: Repórter recusa “favor” de técnico de TV
Boa leitura:
Em que consiste o fenômeno da corrupção no Brasil? Quais as condições de sua existência? O que isso revela? Há uma perigosa tentação de responder a essas questões afirmando que […]
Em que consiste o fenômeno da corrupção no Brasil? Quais as condições de sua existência? O que isso revela? Há uma perigosa tentação de responder a essas questões afirmando que […]
Participe. Comente. Divulgue boas ideias.
Conhece um caso de sucesso, uma história de combate que vale a pena ser contada? Escreva- nos.
Vamos multiplicar os valores na rede!
De fato, ser somente o 73º colocado entre 183 países investigados é um índice que envergonha nosso povo e que confirma a corrupção endêmica que toma conta do Brasil. Não é preciso que se recorra a notícias de outrora para se encontrar o indício disso tudo: basta analisar quantos ministros do atual governo já caíram – e quantos ainda têm sobre os seus ombros graves acusações.
Atribuo nossos índices altíssimos de corrupção à falta de investimento na educação do povo brasileiro, que engatinha
Gostaria de apresentar uma ocorrência de desvio público na cidade de Maracaí-SP. Existe já um processo judicial contra a prefeita da cidade Elizabeth e seus comparsas, principalmente, seu marido Ademio e o irmão dela o Sr. Silvio, que vem constantemente promovendo vários desmandos na cidade,inclusive o Sr. Ademio, já foi condenado a 4 anos de prisão por corrupção, quando este era prefeito da cidade de Maracaí a anos atrás. Hoje ele ocupa a função de secretário de finanças na prefeitura Maraca
Eu sinceramente fico indignada e as vezes enojada ,com tanta corrupçao no nosso Pais. fico tambem triste de ver que nossas autoridades nao tem nenhum respeito pelo povo. Eles so pensam no povo qd querem seu voto.MAS NAO PENSAM DE VERDADE, APENAS NUMA MANEIRA DE ENGANA-LOS PRA GANHAR VOTO.ELES DEVERIAM SABER ; Q. O MAIR ENSINO VEM DELES,Q. ELES TERIAM Q. SER EXEMPLO PARA O POVO, E NAO GERAR REVOLTA.E ACIMA DE TD ELES PRECISAM SABER Q. NAO E DIFICIL SER HONESTO;E TER SABEDORIA E CONHECIMENTO
O Executivo não governa, e, quando o faz, erra ou superfatura, e isso ocorre em todos os níveis (federal – principalmente neste, nos últimos 9 anos -, estadual, municipal e no DF); o Legislativo não legisla e se tornou o vassalo das Medidas Provisórias do Executivo; o Judiciário não julga; e o Ministério Público não acusa. Onde está o povo brasileiro para protestar? ALEXANDRE COUTINHO PAGLIARINI
Infelizmente tudo o que se fez ate agora no Brasil em busca de um efetivo combate a corrupcao, nao e nem de longe suficiente para fazer algum medo aos corruptos.
O Brasil se transformou, pouco a pouco num pais onde quem tem dinheiro pode tudo, literalmente tudo, desde roubar ate assassinar e ficar impune.
Discordo pois da Sra D Araujo, pois acredito sim que existe uma razao cultural, a qual nos trouxe ate onde estamos.
Os paises de colonizacao anglo-saxa, tiveram um resultado diferente.
Desanimador, as pessoas que tem a oportunidade de mudar a realidade do país infelizmente são os maiores corruptos. O povo precisa começar a acompanhar mais a politica de nosso país, para que nas eleições evitem de votar nessas pessoas. Existe uma pequena parcela que se interessa no senario politico e enquanto isso não mudar, a corrupção só vai aumentar.