A rádio “CBN” acompanhou os debates do seminário “Entre o formal e o real: desafios na implementação das leis que tornam o Brasil mais transparente”, na PUC-Rio, dia 3. A emissora entrevistou o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, que participou da primeira mesa “O que está sendo feito pelo governo? Avanços e obstáculos”.
O desembargador chamou a atenção para a necessidade de aprimoramento da Lei da Ficha Limpa para o avanço da transparência no país: Ouça aqui
A fala do desembargador, após a apresentação da gerente da promoção da Ética e da Transparência da Controladoria Geral da União, Isabel Corrêa, instigou o auditório formado por universitários a discutir sobre o que ele chamou de “voyerismo” da transparência. O desembargador criticou a disponibilidade da informação a esmo, por ela mesma. E relembrou casos recentes de discussão e validação de leis que expõem nominalmente os servidores públicos e seus salários. “Para quê eu preciso saber o nome, o CPF da pessoa? O interesse não é no valor público da informação relacionada ao cargo que se exerce?”
Ribeiro de Carvalho se preocupa com o desvirtuamento da Lei de Acesso à Informação e o desgaste da sua função.
No Comment! Be the first one.