Nos Estados Unidos um dos ícones do empreendedorismo é a barraca onde crianças vendem limonada. É um rito de passagem para o mundo empreendedor, onde é comum adolescentes ganharem milhares ou milhões de dólares. São inúmeras as lições da barraca. Longe da escola as crianças agem por iniciativa própria e fazem o mesmo que os grandes empreendedores, ou seja, identificam problemas de outras pessoas e os resolvem. Por meio das críticas e sugestões dos clientes percebem como funciona o mercado e como se cria valor econômico. Ao mesmo tempo têm um gostinho de independência ao fazer dinheiro, como se diz em inglês americano. Em português brasileiro fala-se ganhar dinheiro. A diferença semântica é abissal. O espírito empreendedor das crianças brasileiras é obstruído por duas religiões, a católica e a socialista. Uma delas reza que os ricos irão para o inferno. A outra, o socialismo, que ainda não descobriu como gerar renda, sabe somente gastar o dinheiro dos outros. Há quem diga que o socialismo é um sistema que só funciona no céu, onde não precisam dele, e no inferno, onde ele já existe. Sobre o dinheiro deve-se ensinar às crianças que ele é muito bem vindo, desde que seja a contrapartida de ações que ofereçam valores positivos à comunidade.
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