O Instituto Millenium, que pretende ter como missão promover a democracia, a economia de mercado, o estado de direito e a liberdade, promoveu hoje o 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão. Participam do encontro vários medíocres como Fernando Gabeira, Arnaldo Jabor e Reinaldo Azevedo, e alguns intelectuais até que respeitáveis, como Demétrio Magnoli, Denis Rosenfield, William Waack e Otavio Frias Filho. Respeitáveis, mas ingênuos. Eis o cardápio dos debates:
9h30 – Painel de Abertura: Liberdade de Expressão: Cenários, Tendências e
Práticas na América Latina
11h – Ameaças à Democracia no Brasil
14h – Restrições à Liberdade de Expressão
16h – Liberdade de Expressão e Estado Democrático de Direito
17h30 – Especial de Encerramento: Democracia e Liberdade de Expressão
A agenda é divina. Até parece que o instituto defende a democracia, o Estado democrático de Direito e a liberdade de expressão. No entanto… Em julho do ano passado, fui convidado a escrever no site do instituto. Por que não? Pediram meu currículo, enviei-o. Com uma ressalva: Não aceito censura a nenhum artigo que pretender publicar no site Millenium. Se houver hipótese de censura, considere-me excluído do Instituto. Resposta de Anita Lucchesi,
coordenadora de redes do Instituto Millenium:
Caro Sr. Janer,
consultei a nossa editora, Cristina Camargo, para que pudesse lhe informar sobre nossa linha editorial, com mais certeza, pois é ela que cuida da publicação dos artigos. Envio-lhe, portanto, a linha editorial do Millenium:
Não publicamos artigos que contenham defesa ou condenação dos seguintes assuntos:
– Aborto
– Pena de morte
– Células-tronco embrionárias
– Eutanásia
– Suicídio
– Legalização das drogas
– Homossexualismo
– Adoção de crianças por casais homossexuais
Se o senhor não se importar com estas colocações, podemos prosseguir, no entanto, se o senhor se sentir “censurado”, faça-me saber, podemos conversar sobre outras formas de participação, se for do seu interesse.
Claro que não prossegui. O instituto que pretende defender a liberdade de expressão começa excluindo qualquer hipótese de debate sobre os temas mais candentes da imprensa contemporânea. No mínimo, deve servir de plataforma a algum partido político, provavelmente o PSDB.
E depois enchem a boca falando em democracia e liberdade de expressão. O mais espantoso é que jornalistas, que sempre pretenderam defender a democracia e liberdade de expressão, participem desta farsa.
No Comment! Be the first one.