Um dos grandes problemas do mercado brasileiro é a mortalidade de suas empresas. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), um terço dos negócios criados no país fecha em apenas dois anos. Uma realidade que serviu de estímulo para que a Omiexperience, empresa de sistemas de gestão que mais cresce no Brasil, desenvolvesse a Omie Academy.
Criada com o intuito de auxiliar profissionais de contabilidade e empreendedores, a Omie Academy é uma universidade de cursos voltados para impulsionar e preservar negócios no Brasil. Seu formato arrojado mescla o aprendizado online com o presencial, deixando à escolha do aluno quando e como estudar os conteúdos.
“Começamos focando em cursos voltados ao nicho de contadores, pois entendemos que é um mercado em evolução e cujos profissionais carecem de auxílio para desenvolver novas competências. Atualmente, muitos atuam apenas cuidando de tributos, sem exercer o papel de consultor, que tanto agregaria valor ao dia a dia de seus clientes”, avalia Gilberto Cunha, Head da Omie Academy.
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Com 16 anos de experiência em vendas e atuando há 11 anos nos setor contábil, ele reconhece a necessidade do profissional contábil em conhecer técnicas de vendas e marketing para atender as novas demandas de seus clientes. “É preciso evoluir dentro desse negócio”, aponta ele, distanciando os cursos da Omie Academy dos normalmente oferecidos no segmento, que são presos a execução de tributos.
“Começamos formulando aulas para esse público pois entendemos que o contador está profundamente inserido na realidade das empresas brasileiras e pode impactar diretamente esses negócios, baixando a taxa de mortalidade. Porém, não vamos limitar nossa atuação a eles. A ideia é, em breve, oferecer cursos para empresários de médias e pequenas empresas”, explica Cunha.
A mecânica desenvolvida pela Omiexperience mescla aulas online e presenciais. Na parte virtual seu primeiro curso, Finanças BPO, o aluno conta com 11 aulas contemplando e-books, infográficos, podcasts, videoaulas e provas em tópicos como precificação e risco operacional.
E após completar o programa, o que pode ser feito em até oito meses, o estudante pode comparecer a um bootcamp imersivo com o especialista do curso.
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“Primeiro ele conclui a parte online e depois, se quiser, participa desse encontro presencial, que é uma mistura de workshop com dinâmicas onde dúvidas podem ser sanadas ao vivo”, conta o Head da Omie Academy, ressaltando que todos os professores contratados são especialistas no assunto – tanto na teoria, como na prática.
“Buscamos profissionais licenciados que dão aulas em faculdades e mestrados da mesma forma que atuam como CEOs e diretores de marketing em empresas. A professora que vai falar sobre Linked In, por exemplo, é certificada pela rede social de negócios para falar de sua ferramenta”, contextualiza.
Iniciada em outubro de 2018, a a Omie Academy já tem mais de 100 alunos ativos. E o projeto para 2019 envolve o lançamento de cursos voltados ao público empreendedor. “Nosso objetivo final é melhorar o desempenho das empresas no Brasil, cessando sua alta mortalidade e contribuindo para o bem do país”, encerra Cunha.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”