Com as eleições de outubro se aproximando, as pesquisas eleitorais se tornarão cada vez mais comuns. Os levantamentos sobre o número de votos possíveis por candidato, dentro de um oceano de milhões de eleitores, vão muito além da disputa pela Presidência da República: são usados também para conhecer tendências de opinião das pessoas sobre determinados temas. O que importa para sociedade é como trazer o voto para o candidato.
Em eleições acirradas, é comum que candidatos e militantes ataquem o resultado de pesquisas eleitorais, mas o valor das pesquisas está na possibilidade de posicionar a mensagem do candidato da melhor forma durante a disputa. A nova demanda por engajamento politico e informações neutras e claras sobre como funcionam eleições, o Legislativo e o Executivo no país tem instigado a inovação do papel de institutos e fundações em ano eleitoral.
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Cidadania também se faz através do voto
Fortalecer a dimensão do “impacto social” das propostas dos candidatos. Neste sentido, emerge com força a necessidade de que institutos e fundações coloquem energia na área de métricas e avaliação, pois é dela que sairão respostas mais seguras sobre o real impacto dos planos de governo sugeridos por qualquer candidato.
O Instituto Millenium criou o botão cidadão e vem avaliando seus acessos. Estamos criando métricas e avaliações para verificar o quanto o leitor está interagindo com o conteúdo. A página tem como objetivo fazer com que os engajados na política possam se inteirar sobre os temas do momento, bem como possam formular soluções práticas apartidárias para a sociedade civil. Acesse o botão do cidadão!