O acesso à internet nas escolas públicas brasileiras está quase universalizado. Das instituições ouvidas pela TIC Educação 2016, pesquisa divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 3, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet, 95% das escolas dispõem de acesso, dois pontos percentuais acima da pesquisa realizada em 2015. O uso de internet sem fio cresceu 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior (de 84% para 91%).
A velocidade, no entanto, ainda é um desafio a ser considerado na revisão de políticas públicas para a educação: 45% das escolas públicas ainda não ultrapassaram 4Mbps de velocidade de conexão, enquanto 33% delas possuem velocidades de até 2Mbps. Em 2014, 41% tinham a principal conexão à rede com até 2 Mbps de velocidade. Em 2013, essa proporção era de 50%.
Apesar de expansão, acesso à internet no Brasil ainda é baixo
Os dados da pesquisa de hoje servirão de base para a reavaliação dos pilares elaborados pelo Ministério da Educação, que deve priorizar o aumento da velocidade bem como a medição da qualidade em seu novo plano. Em relação à infraestrutura, as escolas públicas perdem para as particulares, que já podem focar seus esforços na elaboração de novas práticas de ensino com o uso da internet. “O ProInfo [Programa Nacional de Tecnologia Educacional] tem sucesso porque existe banda larga na escola, mas 2 Mbps não são suficientes para 500 alunos. É impraticável”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
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Em 2016, cresceu o número de acesso na sala de aula: de 43% para 55%. Já os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, sendo que em apenas 59% esse espaço encontrava-se em uso em 2016, segundo os diretores. De acordo com a pesquisa, 40% dos docentes usuários de internet afirmam utilizar o computador em sala de aula para atividades com os alunos, sendo que somente 26% dizem que se conectam à internet nesses episódios.
O objetivo da pesquisa do Cetic.br é identificar a infraestrutura, os usos e a apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas brasileiras, tanto na prática pedagógica quando na gestão escolar. A pesquisa incluiu 1.106 escolas públicas e privadas, com turmas de 5º a 9º ano do ensino fundamental e/ou 2º ano do ensino médio de todas as regiões brasileiras localizadas em áreas urbanas, que correspondem a 80% dos alunos brasileiros.
Fonte: “Época”.
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