A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe nesta quarta-feira (22) o primeiro laboratório de startups dentro de uma universidade brasileira, o Sebraelab. O espaço possui como meta despertar a vocação e fomentar o empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica. O evento será realizado no Centro de Convivência da Ufac. O laboratório possui um ambiente multifuncional, onde os colaboradores do Sebrae e os empreendedores podem pensar e experimentar novas práticas e processos.
Desde sua criação em 2014, o Sebraelab cresceu e, atualmente, está presente em sete unidades federativas: Minas Gerais, Mato Groso do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, além do Acre. A expectativa é de que sejam criadas 23 unidades Sebraelab em todo o país, e tem como meta o estímulo à criatividade e inovação.
Veja também:
Educação a serviço do empreendedorismo
Startup desenvolve exames mais eficientes para tratamentos oncológicos
“O empreendedorismo deve ser o protagonista da economia 4.0”
“O Sebraelab representa um novo modelo de relacionamento do Sebrae, que já passa a atuar como um hub de soluções para oferecer o melhor ambiente aos potenciais empreendedores e empresários de pequenos negócios, engajando e incentivando o compartilhamento de modelos inovadores e o desenvolvimento de soluções criativas para que as micro e pequenas empresas ganhem cada vez mais mercado”, analisa a diretora técnica, Heloisa Menezes.
No Sebralab, o usuário pode usufruir de espaços colaborativos, os coworking, salas de ideação e reunião, estúdio para a produção e gravação de conteúdos, além do auditório e de espaços para descanso e experimentação, onde os empreendedores poderão desenvolver protótipos. A estrutura do local foi idealizada para apoiar negócios voltados ao mercado digital e de base tecnológica, mas também pode ser utilizada pela economia tradicional, por exemplo, na aplicação de metodologias baseadas no design thinking.
Pré-Aceleração no Acre
Em 2017, o Sebraelab lançou um edital-piloto para o processo de pré-aceleração de startups, um dos diferenciais do laboratório no Acre. No total, 16 projetos foram selecionados para desenvolver as ideias de negócios ou empresas já em andamento. Durante cinco meses, são realizados três ciclos: ideação, operação e tração. Ao final do processo, os melhores projetos serão lançados no Demoday, onde as empresas são apresentadas a possíveis investidores.
O segundo processo de pré-aceleração do SebraeLab já está com as inscrições abertas, que seguem até o dia 26 de agosto. Podem concorrer quaisquer pessoas ou empresas, até mesmo as juniores. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ufac.br/sebraelab. O resultado final será divulgado no dia 31 de agosto.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”