Todos os anos, o Fórum da Liberdade entrega dois prêmios. Desde 1994, o Prêmio Libertas é conferido a empresários que se destacam na valorização dos princípios da economia de mercado. Já o Prêmio Liberdade de Imprensa é entregue desde 2007, a pessoas que se destacam nesta área. Em 2022, os vencedores foram Alexandre Ostrowiecki, do Ranking dos Políticos, e o jornalista Leandro Narloch.
Ostrowiecki pautou seu discurso na defesa da criação de riquezas para a superação da pobreza. “Existe a falácia da riqueza fixa. Como se existisse no mundo uma pilha de riqueza fixa, e a única coisa importante seria discutir como dividi-la. Só que é mentira. A riqueza não está lá, ela tem que ser produzida por pessoas livres, que criam valor. Sem isso, não haveria iPhones, não haveria Harry Potter, não haveriam os carros do Elon Musk. O mundo não está mais pobre por causa do Elon Musk. Quem diz isso é porque ainda não entendeu que ele cria as coisas que as pessoas querem comprar. A liberdade gera prosperidade”, defendeu.
Já Narloch, mostrou como a interdição do debate por meio de cancelamentos acaba por prejudicar justamente as minorias que se diz defender. “As soluções do mundo surgem como processo de tentativa e erro, um processo descentralizado. 90% dessas ideias são ruins, algumas dão certo, e assim vamos construindo a humanidade. Também é assim com soluções para problemas sociais. Muita gente tem muita ideia, coloca essas ideias à prova, e a ciência vai separando o joio do trigo. Mas hoje, é tão desvantajoso socialmente você desafiar certas ideias, e é tão vantajoso você simplesmente repetir algumas ideias, que a troca de conjecturas não acontece. E aí, ideias ruins, que não foram testadas, começam a ser colocadas em prática”, destacou.
O Fórum
O evento teve início hoje (11), e traz como principal tema o questionamento: “Você é livre para discordar?”. Nomes de peso como Stephen Hicks, Alexander MacCobin e Fernando Ulrich, além de presidenciáveis convidados, e confirmados – Sérgio Moro e Luiz Felipe d’Ávila-, são apenas um “gostinho” de todo debate e informação que o fórum proporciona.
Millenium marca presença
E outra presença confirmada -e muito aguardada- para a mediação de um dos painéis, é a da ex-Diretora de Desestatização do Ministério da Economia, e atual Diretora Executiva do Instituto Millenium, Marina Helena. Nossa equipe desembarcou em Porto Alegre, onde acontece o evento, e para ficar por dentro de mais novidades basta acompanhar nossas redes.