O especialista do Instituto Millenium, Alexandre Pagliarini, falou ao jornal “O Globo”, que diariamente tem publicado o depoimento de uma personalidade sobre a Frente Suprapartidária Contra a Corrupção e a Impunidade, movimento criado por senadores de diversos partidos para dar respaldo à “faxina” promovida pela presidenta Dilma Rousseff no governo.
No Rio, pelo Facebook, a empresária Cristine Maza, diretora de uma empresa de cenografia, já consquitou a adesão de milhares de cidadãos que se preparam para um ato na Cinelândia, centro da cidade, dia 20 de setembro.
Alexandre, que é professor de Relações Internacionais, ressaltou que não acredita na “limpeza” de Dilma:
“Eu apoio totalmente os movimentos sociais, na rede, nas ruas, e rejeito qualquer forma de censura à mídia. Eu atribuo a corrupção a quatro fatores: ausência de disciplinas sobre democracia, Direitos Humanos e fundamentos do Direito no ensino básico e fundamental; falta de investimento do governo em todos os níveis de ensino, o que originou uma opinião pública inconsciente de seus direitos e deveres, e falta de democracia durante longos períodos. Se você olhar para os 500 anos de história do Brasil, há períodos ínfimos democráticos. Mas, não acredito que Dilma esteja fazendo uma faxina. Tudo o que está ocorrendo é por força da mídia”.
Fonte: “O Globo”
caro Alexandre: vc conhece a origem de s/aversão à corrupção: educação escolar para o exercício da cidadania igual à que recebeu no berço. Sem uma sociedade passando a mão s/sua cabeça e relativizando seus erros.
Enquanto não realizarmos que a boa formação do caráter é fundamental para o combate à corrupção maus políticos serão eleitos, pois faltará ao cidadão a clareza moral afim de optar pelos melhores.
Quanto será que essa empresária paga a seus empregados? Ela, que é tão ética, recolhe todos os impostos e não sonega nada? Paga tudo em dia e nunca cometeu deslizes? huahuahua – duvido! Explora a peãozada e sonega, garanto!
É do tipo ‘farisaico’: aponta culpados nos outros, mas se exime de suas culpas. Corrupção é um fenômeno que envolve muito mais que a corrupção política, envolve pedir a um médico que lhe dê um atestado quando você não está tão doente, divulgar boatos, acusar sem provas …