Apesar da proibição de portar celular dentro da cabine de votação, vários eleitores estão postando imagens dentro da urna de votação. A produtora Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, foi uma que postou em seu perfil do Facebook a tela com seu voto para Marcelo Freixo, candidato a deputado estadual do Rio pelo PSOL. A foto foi deletada pouco tempo depois.
“Cheguei para votar”, escreveu Paula que colocou os nomes e números de seus candidatos e fechou desejando boa sorte ao país.
Pelo instagram, a produtora pediu desculpas por ter divulgado a imagem:
“Não sabia que era crime postar foto-montagem simulando meu voto! Apaguei porque a repercussão mostra que não entenderam. desculpem o transtorno”, escreveu.
Um internauta resolveu inovar. Ao invés de tirar uma foto da tela da urna com seu voto, ele fez uma ‘selfie’ dentro da cabine. Outro foi além e filmou enquanto votava.
O volume de selfies feitos pelos internautas é tão grande que foi criado um site no tumblr chamado #SelfieNaUrna, que reúne imagens de pessoas votando pelo país.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, além de celular, é proibido portar máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. O equipamento deve ficar desligado com o mesário da seção na hora de votar.
Fonte: O Globo.
No Comment! Be the first one.