Na próxima quinta-feira, será implementado no Estado do Rio o sistema INSS Digital, que visa a agilizar a liberação de aposentadorias aos segurados. Os 105 postos de atendimento do órgão no estado passarão apenas a receber a documentação do segurado, que será digitalizada e entregue a um polo de concessão. É esse polo que vai analisar o requerimento. Após esse processo, o beneficiário poderá acompanhar a tramitação pela internet, por meio do portal Meu INSS.
Segundo o superintendente regional do INSS para Minas Gerais, Rio e Espírito Santo, Paulo Eduardo Cirino, o INSS Digital deve reduzir o tempo médio de espera para conseguir uma data de atendimento de dois meses para uma semana. Já o prazo para obter a resposta, que hoje pode chegar a cinco meses, ou 150 dias, cairia para 45 dias.
Veja mais:
Desafios da reforma da Previdência no Brasil
“O sistema tributário é o maior concentrador de renda no Brasil”
Qual é mesmo a divergência?
O sistema funcionará da seguinte forma: o segurado terá de agendar o atendimento por meio do telefone 135 ou pelo site do INSS. Na data marcada, é preciso levar os documentos à agência, onde serão escaneados. Depois, o trabalhador receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar o andamento do processo, pelo portal Meu INSS.
O Estado do Rio será o primeiro da Região Sudeste a ter todas as agências no modelo digital e o décimo do país. Atualmente, os pedidos feitos no Rio são analisados em Belo Horizonte, por uma equipe de 75 servidores. O polo do Rio terá 50 servidores e deve entrar em funcionamento 90 dias depois da implementação do novo modelo.
— Fazer esse trabalho no Rio é muito importante, pois a capital enfrenta muitos problemas no atendimento — diz Cirino.
Fonte: “O Globo”