Fui honrosamente convidado a fazer uma palestra para um seleto grupo de jovens, em Vitória (ES), na última segunda feira. O objetivo era passar um pouco da minha caminhada como empresário e, principalmente, divulgador de ideias liberais. Foi uma experiência super agradável, a começar pela acolhida calorosa, mas principalmente porque, conforme eu ia conhecendo a instituição – Líderes do Amanhã -, mais eu sentia que tinha muito mais a aprender com eles do que eles comigo.
A ideia nasceu nos idos de 2003, quando o estado do Espírito Santo passava por uma crise sem precedentes, com índices de criminalidade terríveis (Vitória chegou a ser a capital com maior quantidade de homicídios por 100 mil habitantes) e corrupção disseminada por todos os setores da administração pública, governo praticamente falido e problemas fiscais graves. Além disso, havia a fuga de grandes empresas para outros estados, em busca de segurança e melhor ambiente de negócios. Foi então que um grupo formado por 16 empresários do estado resolveu formar uma organização, sem fins lucrativos, com o objetivo de dar apoio à gestão e formulação de boas políticas públicas aos governos estaduais e municipais. Assim nasceu o ‘Espirito Santo Em Ação’.
Leia mais de João Luiz Mauad
Série Heróis da Liberdade: John Locke
Um novo paradigma ou mera propaganda?
Quem nunca sofreu abuso de autoridade, que atire a primeira pedra
Inicialmente, a organização era vista com muita desconfiança pelos políticos e governantes, acostumados com instituições empresariais voltadas exclusivamente ao lobby e ao apadrinhamento político-partidário, embora o ‘ES em Ação’ estabeleça claramente em seus estatutos que tais atividades são proibidas.
Com o tempo, porém, depois que o grupo prestou ou financiou assessorias a diversas secretarias de governo, seja financiando estudos e projetos ou introduzindo boas práticas de gestão, principalmente nas áreas de educação, administração e segurança, a organização conseguiu vencer as barreiras iniciais e consolidar-se como uma instituição respeitada. Com o tempo, e a partir da boa gestão do então governador Paulo Hartung, que sempre fez questão de enfatizar a importância do ‘ES em Ação’ para a promoção de boas práticas gerenciais e fiscais, o Espírito Santo conseguiu reverter a crise, reduzir a criminalidade, brecar a fuga de empresas (no momento, o estado é um importante polo de atração de investimentos privados) e sanear suas finanças. Não por acaso, o ES é hoje o único estado da federação a receber nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) quanto à capacidade de pagamento.
Foi então que, em 2012, preocupados com a continuidade do processo, as lideranças empresariais do ‘ES em Ação’ resolveram criar a ‘Líderes do Amanhã’, uma instituição voltada para a formação de jovens lideranças, focada principalmente em princípios de boa gestão, ética empresarial e livre mercado.
+ Roberto Rachewsky: Igualdade perante a lei ou igualdade da lei perante todos?
A cada ano, depois de um processo de seleção, 20 novos empresários e empresárias ingressam no “curso de formação”, cujo ciclo é de três anos. O orçamento da organização é financiado por empresas do estado (a maioria pertencente ao ‘ES em Ação’) e mensalidades dos participantes. Tive a oportunidade de conversar com vários membros daquele seleto grupo de jovens empresários e perceber a sua empolgação, não só com a instituição a que pertencem, mas também em relação ao futuro do país. O ‘Líderes’ também promove todo ano o ‘Fórum Democracia e Liberdade’ de Vitória, que este ano (outubro) já está com todos os ingressos esgotados.
Trata-se de uma experiência, sem dúvida nenhuma, excelente e bastante meritória. Ideias semelhantes já estão em andamento no RS e outros poucos estados, mas bem poderia disseminar-se pelo Brasil inteiro. Segundo me disseram, o ‘ES em Ação’ e o ‘Líderes’ estão abertos a assessorar outras organizações, repartindo experiências e técnicas de gestão e atuação. Fica a dica para empresários e jovens lideranças empresariais interessadas. A experiência no ES demonstrou que o investimento traz bons retornos.