Essa é uma pergunta que os empresários fazem frequentemente. Definitivamente, praticar o comércio não é uma tarefa muito fácil.
Entretanto, depois de anos atuando nas empresas, venho percebendo que falta mudar um pouco a forma como as pequenas e médias empresas vêm administrando seus empreendimentos.
A sensação de que o dinheiro passa longe não tem necessariamente a ver com a crise, apenas. Falta aos empreendedores o cuidado com a análise das atividades da empresa com mais rigor e critério.
Infelizmente administrar o dinheiro da empresa não significa apenas vender, pagar as contas e retirar o lucro ou o pró-labore.
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Como administrar o dinheiro da empresa?
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O Fisco está de olho!
Todo empreendedor que se preze estuda todas as etapas da comercialização e isso começa com a escolha do fornecedor do ponto de vista do preço, do porte, da carga tributária e, por fim, do melhor custo.
Por outro lado, quanto à empresa gasta mensalmente? Qual é a carga de tributos consumida todos os meses?
Diante de uma análise mais aprofundada, o regime de tributação é o mais indicado?
A atual situação da empresa permite investir em novas aquisições ou expansões?
É preciso parar para pensar que em função de como a empresa esteja financeiramente hoje, será possível crescer e conquistar novos horizontes.
Dessa forma, busque “tomar pé” da situação e verifique quais são as dívidas (contingências), quanto há disponível no caixa e nas aplicações.
+ de Angarita: “As vendas não presenciais e a guerra fiscal do ICMS”
Existem aplicações financeiras ou o dinheiro está parado na conta? Quanto desse dinheiro pode ser empregado durante um período maior de tempo? Quanto pode ser gasto de imediato?
Todas essas respostas devem ser de conhecimento do administrador. Apenas ele pode definir o destino dos negócios, depois de análises e controle da situação.
Fonte: “Traduzindo o Economês”, 10/05/2018