A economia de informação está no cerne do sucesso das maiores companhias do mundo como McDonalds, Linkedin, TripAdvisor, Facebook e Twitter. Mesmo Facebook, Linkedin e Twitter sendo redes sociais, e TripAdvisor e McDonald’s possuindo maior correlação com o setor de alimentos, essas cinco companhias resolvem um problema semelhante: a falta de conhecimento respeito dos agentes econômicos dentro de situações do cotidiano.
Campo Econômico
Vamos imaginar que você esteja realizando uma viagem de São Paulo até Minas Gerais para visitar os pais de sua sogra. De repente bate uma fome, e você em uma das estradas mineiras se depara com duas lanchonetes: “a Hamburgueria do Zé” e o McDonald’s. A maior chance, é que você venha a escolher o McDonald’s ao invés da Hamburgueria do Zé para matar a sua fome. Como consumidor, você provavelmente possui preferências, talvez você goste de nuggets ao molho, talvez você goste de todos os componentes do Big Mac assim como pode gostar de um sanduíche do tipo McChicken.
Também há uma grande chance que você já tenha visitado algum restaurante com da marca McDonald’s, portanto você conhece o sabor dos lanches oferecidos pela marca de arcos dourados, assim como o modo de preparo de seus lanches. Já na Hamburgueria de Zé, você não conhece o seu cardápio, não conhece o sabor de seu lanche tampouco sabe se o restaurante de Zé possui alimentos com a forma de preparar confiável.
Veja mais:
Gustavo Franco: O que há de bom pela frente
Gil Castello Branco analisa o cenário econômico desafiador para o presidente eleito
Murilo Medeiros: “É hora de reconectar a economia ao resto do mundo”
Nessa situação, de falta de informação, a tendência é a de escolher o McDonald’s no lugar da Hamburgueria do Zé.
Além disso, nos dias atuais temos ferramentas tecnológicas que fornecem informações sobre possíveis lugares que podemos comer, fazendo com que venhamos a alocar o nosso dinheiro da maneira mais inteligente possível. Um exemplo disso é o TripAdvisor.
O TripAdvisor que nos fornece informações sobre os restaurantes em determinada localização, as avaliações de pessoas que já frequentaram tal restaurante assim como seu cardápio. Graças aos avanços tecnológicos atuais como os proporcionados por plataformas como o TripAdvisor, os agentes econômicos passaram a ter maiores informações e portanto podem utilizar o seu recurso financeiro da forma mais eficaz possível com maior custo-benefício.
Mundo Corporativo
No mundo corporativo, muitas pessoas infelizmente acabavam e acabam sendo pré-avaliadas pela roupa que vestem ou que estavam vestidas. Mas graças a ferramentas como Linkedin esses paradigmas estão a ser quebrados. Com o Linkedin, você pode ter acesso ter acesso a ideias que seus colegas de trabalho publicam, conhecer as pessoas que seus colegas de trabalho se espelham, assim como sua forma de pensar a partir de artigos escritos dentro da plataforma.
Nesse âmbito com maiores informações dentro do mercado de trabalho, paradigmas como se aquela pessoa está usando uma roupa específica que lhe dê status acabam caindo em desuso, tudo isso por conta de ferramentas como o Linkedin que podem auferir informações preciosas sobre nós e podem nos dar um status maior se comparado com a roupa que vestimos.
Relações Sociais
Historicamente, a nossa sociedade já teve, e ainda tem, muitas barreiras em âmbito de nações, de maneira que infelizmente temos a tendência a prejulgar aquela nação que é diferente da nossa por conta do fato de não termos informações suficientes sobre elas. Tal cenário está mudando com redes sociais como Facebook e Twitter.
No Facebook, assim como no Twitter, podemos publicar nossas ideias para diversas pessoas ao redor do mundo, assim como pessoas de outra parte do globo podem conhecer as nossas preferências e também a nossa forma de pensar. Sendo assim, as redes sociais ajudam a romper prejulgamentos entre pessoas diferentes, já que redes sociais como Facebook e Twitter acabam sendo um vetor que nos leva a termos informações alocadas uns sobre os outros de maneira eficiente.
Grande parte dos prejulgamentos que permeiam a nossa sociedade surgem a partir da falta de informações. Empresas como McDonald’s, Facebook, Linkedin, Twitter e TripAdvisor possuem um sucesso tremendo porque como denominador comum existe o fato de resolverem problemas cotidianos que permeiam a economia da informação. Uma sociedade onde aumente os mecanismos de informação de nosso cotidiano só tende a ganhar e fazer escolhas mais inteligentes durante a tomada de decisões.
Fonte: “Terraço Econômico”, 29/10/2018