Faz bem pouco tempo fiz uma enquete num grupo do Facebook para saber que área da empresa necessita de maior atenção.
A resposta não chegou a me causar espanto. Apenas ratificou a visão dos pequenos e médios empresários.
Cada profissional optou pela própria área de atuação.
O grande problema é que a grande preocupação é com a compra e a venda. É como se as ferramentas e as informações que cada departamento dispõe não tivesse valor.
Os gestores não enxergam a empresa como um TODO que funciona em razão da atuação das partes.
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A área de custos fornece a informação para o cálculo do preço, da melhor margem, dos gastos de maneira geral.
A área de marketing, ciente do estoque parado ou do lançamento de um produto, promoverá as ações necessárias ao objetivo pretendido.
O jurídico dará o suporte legal para evitar penalidades.
Nenhuma decisão deve ser tomada de forma isolada até porque todas as áreas sofrerão reflexos.
Infelizmente, ainda há no Brasil uma segregação entre pequenos e grandes negócios e o que tenho visto é que pequenos negócios, quando atingem patamares mais elevados, se perdem porque não se prepararam para o crescimento.
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Essa prática tem sido desastrosa e tem atingido todas as áreas pois da mesma forma que as mesmas precisam ser ouvidas, o resultado de uma gestão falha também recai sobre elas.
O Brasil é um país de pessoas criativas e de espírito empreendedor, mas é necessário preparo.
Desejo sem ação é delito sem absolvição.
Fonte: “Medium”, 12/11/2018