Uma recente pesquisa feita pela “Datafolha” revelou que 62% dos jovens brasileiros gostariam de morar fora do país e 56% dos adultos com nível superior de ensino fariam suas carreiras no exterior, se pudessem. O descontentamento com a economia do país, a falta de oportunidades e a alta taxa de desemprego motivam o desejo de sair do Brasil e tentar a vida em outro país.
O site de empregos “Adzuna”, que reúne vagas dos maiores sites de emprego do Brasil e de outros 15 países, também constatou um aumento na pesquisa por vagas no exterior por seus usuários brasileiros. Consultas sobre emprego em outros países triplicaram em 2018, em relação ao ano passado.
Leia mais:
Jovens inovam com sistema para testes em turbinas de avião
“Burocracia excessiva atrapalha empreendimentos”
João Batista Araújo: Prova Brasil: vêm aí os resultados
Apesar da crise migratória nos Estados Unidos e Europa, principais destinos sonhados por brasileiros, há oportunidades para candidatos qualificados.
Alguns brasileiros, inclusive, já chegaram ao topo do comando global, como Carlos Ghosn, CEO da montadora Renault; Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC) e mais recentemente, Sérgio Buniac foi nomeado presidente executivo global da Motorola.
Na disputa por uma tão sonhada vaga no exterior, brasileiros têm vantagem competitiva sobre outras nacionalidades por conta de algumas qualidades profissionais valorizadas por recrutadores no mercado de trabalho globalizado. A Adzuna analisou as principais características culturais dos brasileiros que mais agradam no ambiente de trabalho internacional:
Bom humor
Brasileiros são conhecidos pela graciosidade e leveza de comportamento. Em um ambiente de trabalho competitivo e tenso, nosso bom humor é essencial para manter o clima organizacional amigável e evitar atritos na resolução de problemas.
O bom humor no ambiente de trabalho – sem insensatez, obviamente – reflete na produtividade e na satisfação de funcionários. A capacidade de rir de si mesmo e dos problemas, típica de brasileiros, é ferramenta essencial para trabalho em equipe.
O profissional bem humorado também se destaca e tem mais chances de promoção e melhor remuneração do que um “carrancudo”, segundo um estudo da Harvard Business Review.
Criatividade
Se “a necessidade é a mãe da invenção”, como observou o filósofo Platão, os brasileiros aprenderam como ninguém a criar soluções inusitadas para driblar adversidades, limitações financeiras e instabilidade econômica que perduram décadas.
Há quem diga que nossa criatividade é intrínseca, estimulada inconscientemente pela diversidade da nossa natureza, das culturas regionais dentro do próprio país de proporção continental e de sua população jovem, sempre aberta ao novo.
A cultura livre e extrovertida dos brasileiros estimula novas ideias a fluírem, enquanto profissionais de culturas mais reprimidas sentem dificuldade de expressão. A criatividade brasileira é ainda mais evidente nas áreas da música, arquitetura, publicidade, design, pesquisa, marketing, programação de computadores e gestão de produção, por exemplo.
Resiliência
Recrutadores de empresas no mundo todo buscam profissionais resilientes, isso não é novidade. Nesse quesito, a capacidade de profissionais brasileiros em se adaptarem facilmente às mudanças também é alta.
Com cenário político sempre conturbado e incerteza econômica constante, o brasileiro aprendeu a superar crises como algo rotineiro e persiste em seu desenvolvimento mesmo em condições desfavoráveis.
Pode até ser que outras culturas sejam mais resilientes, mas nenhuma mantém a alegria e positividade no processo. Sempre “dá-se um jeito” para tudo, como aprendemos desde crianças, sem abalar o ânimo diante de uma dificuldade.
“Sou brasileiro e não desisto nunca”, não é o que a expressão popular diz?
Diplomacia
Em um ambiente de trabalho multicultural, a capacidade de interação pessoal e empatia são essenciais para liderar um grupo ou uma negociação comercial. Brasileiros são naturalmente receptivos e se esforçam para que estrangeiros se sintam à vontade e incluídos.
A disposição dos brasileiros em adotar novos costumes e em aprender novos idiomas já nos coloca à frente de candidatos de culturas mais fechadas. O brasileiro prioriza a harmonia nas relações e também respeita a hierarquia organizacional, o que minimiza conflitos.
Não é à toa que países como Canadá e Alemanha têm lançado programas de intercâmbio profissional especialmente para brasileiros, financiando até cursos de idioma. Esses e outros países buscam solucionar uma escassez de mão de obra qualificada por profissionais com mais chances de adaptação, um perfil que brasileiros naturalmente apresentam. Muitas dessas qualidades são desenvolvidas no dia a dia do brasileiro, quando situações desafiadoras se apresentam e as pessoas precisam utilizar suas habilidades e conhecimento. É uma espécie de treinamento natural. Por isso, hábitos cotidianos acabam desenvolvendo habilidades profissionais. Então tire proveito dos aprendizados diários, leve-os para sua vida profissional e utilize-os para crescer na carreira!